Lançado em 2023 pela Respawn junto a EA, ‘Star Wars Jedi: Survivor’ apresenta uma sequência grandiosa para ‘Jedi: Fallen Order’. Além de repetir o que já havia dado certo em seu antecessor, a sequel também toma rumos surpreendentes ao aprofundar a jornada de seu protagonista de maneira inesperada.

Aqui, encontramos Cal Kestis dando seguimento a sua missão contra o Império com um salto temporal curto entre o primeiro e segundo jogo. Mas, quem está familiar com o final de ‘Fallen Order’ entende que o Cal que encontramos em ‘Survivor’ está bem diferente do personagem espirituoso que conhecemos anteriormente.

Traumatizado pelas perdas de companheiros de batalha, o jovem Jedi encontra um desafio à parte: resistir à próprio mente e ao tormento do lado sombrio. A partir disso, o game tira o protagonista do papel de herói clássico perto da perfeição para explorar a complexidade de seguir a Força (os spoilers sobre a trama param por aqui!).

Cal Kestis em ação em Jedi: Survivor (Créditos: Divulgação/Respawn)

Star Wars Jedi Survivor eleva qualidade do primeiro e corrige erros

De maneira geral, tudo que funcionou em ‘Fallen Order’ melhora nesta sequência. Kestis começa sua nova jornada com basicamente todas as habilidades de batalha e da Força já adquiridas em sua jornada anterior. Com isso, o game mantém a estrutura de conquista de pontos para adquirir novas habilidades, porém entregando novos poderes e movimentos de sabre de luz.

Inclusive, o game também entrega novos tipos de postura, como um sabre-duplo que se parte em dois e outra opção em formato de cruz, similar ao utilizado por Kylo Ren nos cinemas. Além disso, há uma novidade: Cal pode utilizar um revolver e conciliá-lo com o sabre de luz.

‘Survivor’ também rompe com a rigidez do primeiro jogo, que mantinha toda a jornada restrita à trama principal, e apresenta missões secundárias. O objetivo delas é conquistar mais habilidades para Kestis e torná-lo mais poderoso antes de seguir com as missões principais. Buscar novas roupas, materiais para o sabre e para BD-1 também elevam a diversão.

Visualmente, ‘Survivor’ segue tão deslumbrante quanto seu antecessor. O game sustenta a missão de apresentar novos planetas que entregam uma identidade única e ecossistemas próprios. Além disso, adiciona novas dinâmicas na exploração de ambiente para evitar cair na armadilha de fazer da sequência que parece uma mera repetição do game anterior.

Créditos da capa: Divulgação/Respawn