A nova sequência do ambicioso filme de Dennis Villenueve, Duna: parte 2, chegou aos cinemas nesse primeiro dia de março. Aplaudido unanimemente pelos críticos de todo o mundo a segunda sequência do filme já quebrou recordes no site IMDb mesmo antes de sua estreia. Com isso, todos já se perguntam sobre a próxima sequência da saga Duna.
Desde a grandiosa estreia de DUNA em 2021, o diretor Dennis Villenueve recebeu bastante elogios e a admiração dos fãs pela qualidade técnicas do filme. Isso porque ainda não havia estreado sua grande obra Duna- parte 2. Com o elenco formado por Timothée Chalament, Zendaya, Florence Pugh e Austin Butler, a sequência do longa tirou o folego de quem já assistiu.
“Uma experiência que transcende o cinema e se torna uma memória eterna. […] Um filme espetacular! Uma experiência cinematográfica épica! […] Em suma, uma obra-prima imperdível!”
Critica do portal sobre Duna -parte 2
As Histórias de Duna
Baseado no livros homônimos de Frank Herbert, é uma das ficções cientificas mais vendidas da literatura. Adaptado ao audiovisual pela primeira vez em 1984, mesmo com grande esforço, naquela época não havia como fazer jus visualmente a grandiosidade do universo apresentada nos livros.
Composta por seis livros, a saga divide-se em duas trilogias. Os livros ‘Duna‘, ‘Messias de Duna’ e ‘Filhos de Duna‘, compõe a primeira parte. Já ‘Imperador Deus de Duna‘, ‘Hereges de Duna‘ e ‘Herdeiras de Duna‘ são os últimos livros escritos por F. Herbert. Ao decorrer das histórias, o autor explora os conflitos gerados por politica, religião e ambições entre as dinastias Artreides e Harkonnen por Arrakis.
Tanto o longa de 1984 quanto o de 2021 foram inspirados no primeiro livro Duna. Em seguida, Duna- parte 2 é a transição entre Duna e o livro Messias de Duna como contexto, abordando as conflitos pessoais de Paul Artreides sedento por vingança pelos Harkonnen por ter matado sua família. Além disso, seguindo a história original, a fé religiosa dos Fremem pelo Messias é a linha condutora de todo o filmes. Por analogia, é possível prever o que Duna 3 pode trazer ao público, já que o roteiro busca uma certa fidelidade aos livros.
Contrapontos, intenções e possibilidades
Porém, Dennis Villenueve (A Chegada e Blade Runner 2049) mesmo se saindo melhor visualmente do que a primeira adaptação com edição e cenas deslumbrantes, o filme teve algumas ressalvas enquanto o desenvolvimento da história. Inspirado no primeiro livro da saga, o ritmo da história no filme não agradou muitos espectadores que acharam longa maçante e parado. Sem contar nas questões levantadas pelo roteiro que não foram respondidas.
Em contrapartida, o diretor ouviu as criticas e fez reparos em Duna- parte 2. Dinâmico e frenético, o que o primeiro filme não teve compensaram com o sucessor. De acordo com as criticas, Villenueve respondeu algumas das questões levantadas anteriormente no meio de muita ação e dinâmica. Porém, ao mesmo tempo, levanta novamente mais questões do se resolve. A princípio parece um erro insistente do diretor, que parece optar por entre uma boa história ou um grandioso evento cinematográfico, abdicou um pouco da coesão narrativa.
No entanto, considerando a grandiosidade de Duna 2 em qualidade cinematográfica e, mesmo que a passos lentos, as questões levantadas no primeiro filme sendo respondidas pela sequência, além de também trazer novos horizontes. Pode-se tirar algumas conclusões sobre o próximo filme.
Duna- parte 3
Possivelmente a terceira parte do blockbuster trará as histórias do segundo livro. O objetivo, segundo o diretor, é narrar toda a trajetória de Paul até sua ascensão o que acontece no livro Messias de Duna.
Na história doze anos se passaram desde a primeira história de Duna. Agora, Paul Atreides é considerado imperador e messias, trazendo a mistura entre Estado e Religião. Mudando totalmente o foco abordado no primeiro livro, que descrevia com detalhes sobre Duna, desta vez explora-se o lado humano dos personagens aliado também a discussões políticas, filosóficas e religiosas à épica história de poder, vingança e redenção.
Mesmo que ainda não confirmado pelo estúdio Warner Bros. Pictures, Dennis Villenueve em uma entrevista a Enternainment Weekly deixou claro que sonha com três filmes para a saga. Sendo assim, a terceira sequência de Duna depende do desempenho da parte dois nas bilheterias, que está se saindo muito bem. De acordo com o diretor a história caminha a grandiosidade e Zendaya já alegou estar preparada para reprisar seu personagem novamente.
O filme Duna: parte 2 está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. A primeira parte Duna está disponível nos streamings MAX e Prime Video.