Após uma série de cancelamentos nos últimos anos, veio o anúncio derradeiro do fim da E3
A Entertainment Software Association (ESA), organizadora da E3, anunciou hoje o cancelamento definitivo daquela que já foi a feira de games mais importante do mundo. O evento foi cancelado devido a uma série de fatores, incluindo a falta de interesse de expositores, a ascensão de eventos online e outras dificuldades. Dessa forma, o anúncio veio oficialmente no jornal americano The Washington Post e nas redes sociais da Electronic Entertainment Expo.
Retrsopecto recente da E3 era negativo
A E3 nasceu em 1995 e se tornou um evento obrigatório para a indústria de games. Durante anos, a feira foi o palco de anúncios de grandes jogos e consoles, atraindo milhares de visitantes de todo o mundo. A ESA ainda informou em setembro deste ano, que estava trabalhando com novidades para os fãs. Contudo, apenas três meses após o anúncio, veio o comunicado oficial de encerramento da convenção.
Nos últimos anos, a E3 veio então perdendo força. A ascensão dos eventos online, como a Summer Game Fest e premiações como o The Game Awards, tornou mais fácil para as empresas divulgarem seus novos jogos. Além disso, a pandemia de covid-19 também afetou a feira, que não ocorreu em 2020 e 2022, e em 2021 apenas de forma online. Por fim, outro fator crucial para o cancelamento foi a recusa de grandes nomes do cenário gamer em se apresentar na convenção, como Microsoft, Nintendo, EA e Ubisoft.