Nesta terça-feira (09) estreou a série da heroína Eco, a mais nova vigilante do MCU, no Disney+. A personagem já havia aparecido na série do Gavião Arqueiro, agora a heroína tem a sua própria série para estrelar. Mas vem a pergunta: “Quem é a Eco?”, vamos tentar responder essa pergunta.
Eco é uma personagem fictícia dos quadrinhos, da editora Marvel Comics e foi criada por David Mack, em parceria com Joe Quesada. E assim, fazendo sua estreia nas páginas do quadrinho Daredevil #9, em 1999. Eco é o alter ego de Maya Lopez, uma mulher indígena Cheyenne com relações com o Rei do Crime, Wilson Fisk, e o Demolidor.
Maya Lopez é uma heroína surda e nativo-americana e até onde sabemos, seu criador não é surdo e nem nativo-americano. Porém, conseguiu entregar um material muito rico e sensível, tanto na arte quanto nos roteiros, como podemos ver no quadrinho Demolidor: Eco.
As origens de Eco
Maya Lopez era uma garota indígena e filha de Willie Lincoln, no qual tinha uma relação muito amorosa e sensível. Como nasceu surda, desde pequena teve que aprender a decifrar as nuances das expressões. Além disso, possui reflexos fotográficos, conseguindo repetir tudo aquilo que visualiza e replicando quase que instantaneamente.
Maya aprendeu a falar com base na leitura labial, imitando as expressões labiais, faciais e corporais dos outros, mesmo nunca tendo escutado nada. Bem como, possui uma grande aptidão para todo o tipo de arte, sendo essa uma forma de se comunicar, antes mesmo de aprender a falar. E ainda pequena aprendeu a língua indígenas de sinais.
Apesar da bela relação com seu pai, os viveram pouco tempo juntos. Já que Willie se envolveu com o Rei do Crime, como um de seus capangas, mas acabou sendo morto por ele. Antes de morrer, clamou e implorou para que o vilão cuidasse de sua filha e assim, colocando sua mão ensanguentada no rosto de Maya, em seus momentos finais. A heroína viria a adotar esta marca, a mão de seu pai, como uma identidade.
O Rei do Crime aceita o pedido, assumindo a guarda da garota e a enviando para escola para pessoas com dificuldade em aprendizagem, para estudar, sem perceber da surdez de Maya. Já crescida e com as habilidades desenvolvidas, Eco é enviada numa missão para seduzir e matar o Demolidor, quem ela acredita ser o responsável pela morte de seu pai.
Porém, ela acaba se apaixonando por Matt Murdock, enquanto tenta matar o Demolidor e sem desconfiar que são a mesma pessoa. Maya, então, acaba descobrindo que o Demolidor não tinha sido o assassino de seu pai e sim, seu pai adotivo Wilson Fisk, o Rei do Crime. Em fúria e pronta para vingar seu pai, Maya vai de encontro com o Rei do Crime e atira em seu rosto, mas o vilão acaba sobrevivendo.
Como Ronin
A Eco foi a primeira personagem a usar o manto de Ronin, o mesmo manto que Clint Barton/Gavião Arqueiro viria a usar nos quadrinhos e no MCU. A troca de manto ocorreu nas páginas de The New Avengers #11, em 2004, na qual a heroína usava o alter ego como uma maneira de ajudar o Capitão América e os outros Vingadores. Realizava essas missões sem revelar sua identidade e com um traje cobrindo sua aparência, nestas missões enfrentava a Hydra e o Tentáculo. Em uma destas ocasiões chegou a enfrentar a líder do Tentáculo, naquela época, Elektra Natchios, mas acaba morrendo neste confronto. Porém, a personagem seria ressuscitada em The New Avengers # 28, para ser usada contra seus amigos e companheiros.
Cavaleiro da Lua e Eco
Em 2011, a personagem voltaria a surgir nas páginas de um outro herói, o Cavaleiro da Lua, isso ocorre um tempo depois da saga Invasão Secreta. No quadrinho Moon Knight (2011) #2, a personagem surge disfarçada como um stripper, em Los Angeles. E durante um ataque do Cavaleiro da Lua, ela se obrigada a sair do disfarce para salvar o herói da morte certa. Assim, após este evento Eco aceita a proposta do Cavaleiro da Lua para derrubar o Rei do Crime de Los Angeles. Além disso os dois iniciam uma relação, ao decorrer desta missão.
Após descobrirem que o Rei do Crime de Los Angeles era o Conde Nefaria, Eco e Cavaleiro conseguiram expor o vilão para a polícia de LA. Dias depois, os dois heróis estavam limpando alguns dos esconderijos do vilão e acabam lutando contra Nefaria. Apesar disso, os dois lutaram muito bem, porém, Eco acaba morrendo por causa das explosões ópticas do vilão. Ao fim da história descobrimos que Eco se torna uma das personalidades que guia o Cavaleiro da Lua.
Fênix Eco
Durante os eventos da saga Enter the Phoenix, que ocorrem em Avengers Vol. 8 (2020) #38 e vai até Avengers Vol. 8 (2021) #44, a Força Cósmica da Fênix retorna a Terra. Ela está em busca de um novo hospedeiro e para isso realiza um torneio, no qual o vencedor seria o seu novo avatar. A primeira luta de Eco no torneio foi contra Namor, no fundo mar, isso favoreceu o mutante, que acabou vencendo e matando a heroína.
Mas, a Fênix se sentiu atraída pelo sofrimento de Maya, bem como sua capacidade de se adaptar e exercer seu poder de diferentes maneiras. Assim, ela ressuscitou Eco e a escolheu como sua portadora. Durante a rodada final do torneio, Eco ressurge do fundo do oceano e começou a interceptar todas as lutas que ocorriam através do planeta. Absorvendo cada fragmento da Força Fênix, nos participantes que restaram no torneio e desse modo, Maya ser tornou completamente a Fênix.
Eco continuaria como a Força Fênix até os eventos de Avengers Assemble Omega Vol 1 (2023) #1, onde ela e os outros Vingadores foram convocados para proteger a Pedreira da Criação e o Multiverso. Eco viria a usar todo o poder da Fênix para proteger a Pedreira e o Multiverso. E assim, perdendo os seus poderes no processo. Não sendo mais a Fênix, Eco decide deixar os Vingadores e desde então não apareceu mais no quadrinho.
Eco do MCU
No MCU, Eco é muito parecida com sua versão dos quadrinhos, porém com um leve diferencial que sua versão live-action utiliza uma prótese na perna direita. A atriz que a interpreta é Alaqua Cox, uma nativo-americana e igual a Eco, dos quadrinhos, nasceu surda. Ela nasceu Reserva Indígena Menominee em Keshena, Wisconsin e é da nação Menominee e Moicano. Aquala frequentou a Escola para Surdos de Wisconsin e jogou no time de basquete feminino de 2014 a 2015, além de participar do time de vôlei.
A Eco do MCU tem uma história muito parecida com a dos quadrinhos, mas com algumas mudanças para poder se encaixar melhor no universo. Maya acha que o Ronin, Clint Barton na época, matou seu pai e desde então busca pelo anti-herói para se vingar. Porém, ela acaba descobrindo que o Ronin foi contratado pelo Rei do Crime para matar seu pai e no final, Maya atira em Fisk e não sabemos se ele sobreviveu.
Para descobrir isso e mais coisas sobre a Eco, a sua série chegou ao Disney+ e conta com 05 episódios.