A Editora África reuniu uma lista com 7 obras literárias que entraram para o catálogo no último ano. As indicações vão desde histórias fantasiosas até mistérios, críticas sociais e autobiografia. Portanto tem recomendações para todos os públicos, desde crianças até adultos.
Segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entre janeiro e setembro deste ano, foram vendidos cerca de 36,1 milhão de exemplares, sendo um aumento de 39% quando comparado com o mesmo período de 2020. Ou seja, o hábito de leitura cresceu bastante desde então.
Os sete livros separados pela Editora África foram lançados durante o ano de 2021.Tem opções para crianças, jovens e adultos. Sendo assim, confira abaixo os títulos e a sinopse de cada um:
Quintal da Cultura
“Assim como o programa infantil produzido e transmitido pela TV Cultura, o livro traz os personagens conhecidos em desafios comuns na vida cotidiana. Enquanto leem, brincam e se divertem, os leitores são levados a descobrir, pesquisar, ter empatia, desconstruir estereótipos e construir conhecimento,”
Canteiro 2
“Criado pela compositora e arte-educadora Margareth Darezzo, Canteiro 2 – músicas para aprender acaba de ser lançado e dá continuidade ao projeto Canteiro, que busca estimular o raciocínio, a criatividade e a expressão das emoções dos pequenos. Dessa forma, junto a cada letra de canção, há informações e curiosidades sobre música, compositores e instrumentos e atividades de escuta ativa. Além disso, o livro conta com 15 músicas acessíveis através de QR Code para ouvir, cantar, brincar e aprender.”
A Revolução dos Bichos
“A revolução dos bichos, de George Orwell, acaba de ganhar uma nova edição pela Editora Ática. Ele está reunido junto a outros clássicos universais na série Eu Leio, portanto o livro oferece traduções cuidadosas, acompanhadas de apresentações, notas e apêndices que proporcionam a melhor forma de descobrir, ou redescobrir, as grandes narrativas da literatura mundial. Para os fãs dessa história consagrada, essa edição é um presente mais do que especial.”
Os marcianos
“Com um tom enigmático e divertido, Os marcianos é uma ficção científica repleta de referências históricas, geográficas e literárias. Assim, a história se passa em Marte e tem como protagonista os amigos Zás, Beca e D.K.O, que levam o leitor a embarcar em uma aventura para descobrir o que está por trás do mistério sobre a ocupação do Planeta Vermelho. Além disso, o livro, que traz à tona discussões sobre censura, agorafobia e reclusão dos jovens causada pelo universo virtual que os envolve.”
Batalha!
“Este livro conta as histórias de dois jovens periféricos, Dessa forma, Tati e Henrique, são engajados com a cultura hip-hop, o slam e os desafios da adolescência. Nessa leitura, o leitor envolve-se no cotidiano da crew, composta por grafiteiros, MCs, b-girls e DJs, e colocado em contato com a organização de festas de rua, o intercâmbio entre diferentes bairros, o amadurecimento artístico e pessoal de cada personagem, as relações com a comunidade, a repressão policial e o perigo iminente do tráfico.”
Rastros e Riscos
“A obra reúne memórias autobiográficas em comemoração aos 80 anos vida da autora Ana Maria Machado e em reconhecimento a sua contribuição extensa para a cultura nacional. Assim, Ana Maria está entre os três brasileiros vencedores do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.”
Quarto de Despejo – Edição comemorativa
“A partir de registros pessoais de sua autora, Carolina Maria de Jesus, que narra seu cotidiano cercado por miséria, violência e fome, o livro contempla sua perspectiva sobre as desigualdades de classe, gênero e raça, advinda do dia a dia como catadora de papel na favela do Canindé, em São Paulo. Seu olhar único é o responsável por desnudar as raízes do preconceito e da injustiça social no Brasil. Por isso, mesmo sendo escrito na década de 1950, a obra nunca perde sua atualidade e adiciona riqueza e humanidade a temas de extrema relevância, enquanto expõe o processo de auto-estruturação de comunidades periféricas.”