Em virtude das declarações perturbadoras proferidas na tarde de ontem, 07/1 no Flow Podcast, pelo host “Monark”, primeiramente é necessário que as instituições, governamentais e civis, se pronunciem para reforçar que não existe espaço para nenhum tipo de flerte com o Nazismo ou regimes totalitários.

Bruno Aiub, o Monark, disse em seu programa: “A esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei”. Não, não tinha que ter. Simples e objetivo dessa forma. Primeiramente, a nossa legislação é muito clara quanto ao assunto. Nossos magistrados sempre fizeram questão de deixar isso claro. Não há espaço para o Nazismo em nossa democracia, nem para regimes totalitários, discurso de ódio, xenofobia, racismo, homofobia. Há quem não saiba, mas o nazismo não defendia somente o extermínio do povo Judeu, mas de todos as minorias não arianas.

É necessário reforçar, cada vez que for necessário, que a liberdade de expressão não é território aberto. Há na constituição a Liberdade e a Responsabilização. Então, que sejam punidos os que proferiram essas atrocidades.

Claro, após o ocorrido, Bruno disse em seu twitter que estava sob efeito de álcool. Não existe justificativa para o que foi dito, principalmente em um canal tão grande e que fala para tanta gente.

Pior, na presença ainda de deputados, como Kim Kataguire, que também defendeu que ” a Alemanha errou em ter criminalizado o partido nazista”. Se já não é aceitável isso vindo de um youtuber qualquer, é inaceitável isso vindo de um parlamentar pago com dinheiro público. Também tentou se defender dizendo que: “O que eu realmente disse sobre o nazismo: muito melhor expor a crueldade dessa ideologia nefasta para que todos vejam o quanto ela é absurda. Sufocar o debate só faz com que grupos extremistas cresçam na escuridão e não sejam devidamente combatidos e rechaçados.”

Não existe espaço na democracia para o Nazismo e seus simpatizantes

O posicionamento do Portal GeekPop News é enfático. O Nazismo merece padecer nas páginas dos livros de história e nos museus. Para servir como alerta aos seus simpatizantes e como ensinamento as futuras gerações. Qualquer discurso ou ação pretende tirar a liberdade e a vida de um grupo de pessoas, a resposta precisa ser imediata. Para assim aniquilar de vez a ameaça, seja ela nos termos da Lei seja ela com o suor e o sangue nos campos de Batalha.

Enfim, nossa solidariedade a comunidade judaica no Brasil e no mundo!