Escrito por Patrícia Guerra, o livro “Elemental – A Ascensão” conta com uma narrativa objetiva, entre passado e presente. A busca por respostas é o que marca o desenrolar da história.
A obra literária conta a história de Dara, uma jovem que teve o destino marcado. Dessa forma, os pais a obrigam a se casar com Ali, um homem frio, arrogante e especialmente, com quem ela não quer se casar.
Mas os pais de Dara não querem fazer com que ela se case dessa maneira, o que faz com que a garota também não entenda o porquê de tudo aquilo estar acontecendo.
A apresentação durante cada passagem do livro, é que a família de Dara tem um segredo e não podem contar a ela os motivos que os levaram a tomar tal atitude.
Assim, o livro transita entre passado e presente durante toda a leitura, fazendo entender com acontecimentos do passado o porquê aquilo está acontecendo no presente. O relacionamento de Dara com a mãe é o que define boa parte dos fatos. Além disso, é uma relação de extrema proteção dos pais em relação a ela. Isso desde a infância, o que a garota nunca entendeu muito bem o porquê.
Ao se casar com Ali, Dara fica de frente com sentimentos e fatos a serem resolvidos. Porém, o que ela mais quer entender é o fato de os pais esconderem dela algum segredo importante, que aparentemente pode mudar a própria vida e a de sua família.
Sensações e observações durante a leitura de “Elemental “A Ascensão”:
Algo muito presente durante a história é a maneira que Dara precisa lidar com o marido agressivo e ainda sim precisar ser gentil e compreensiva. A reflexão que fica é de um retrato marcado de muitas situações que vivemos nos dias atuais dessa representação do “papel” da mulher em ter que lidar com momentos e pessoas que ela não deseja, mas precisar passar por cima das próprias vontades para encarar a missão que é direcionada.
Portanto, em diversos momento da narrativa refletimos o que de fato é o amor que existe em toda aquela situação. Tanto em relação aos pais dela, quanto em relação ao marido (além de toda a história de vida que ele tem).
Dessa forma, conforme vamos lendo cada passagem, é possível nos deparamos com comparações sobre esses relacionamentos, que muitas vezes pode chegar de uma maneira abusiva, mas que sempre faz com nos sintamos confusas.
O livro é objetivo e muito fluído
Os fatos são narrados de forma muito objetiva, facilitando o entendimento e dando dinâmica à história, além de ter capítulos pequenos (o que eu particularmente adoro). Sendo assim, ler “Elemental – A Ascensão” não um livro cansativo ou maçante. É possível devorá-lo em poucos dias ou até mesmo em uma tarde.
Portanto, se você gosta de uma narrativa sobre passado e presente; se gosta de uma leitura mais fluída e sem enrolação; se há um grande amor pela escrita nacional dentro de você e acima de tudo, quer refletir sobre as questões narradas no decorrer das 183 páginas, posso dizer: esse livro é para você!
Portanto, caso queira saber ainda mais detalhes sobre a narrativa, tem um vídeo completo falando sobre “Elemental – A Ascensão” lá no nosso canal do YouTube. Clique aqui para conferir.
Amei! Resenha maravilhosa!! Muita gratidão 🙏❤️