“Em nome dos pais” é uma adaptação do livro homônimo, escrito por Matheus Leitão, filho da jornalista Míriam Leitão

O livro homônimo “Em nome dos pais“, do jornalista Matheus Leitão, vai ganhar uma adaptação para o cinema dirigida por Bruno Barreto. Na obra, o autor investiga a prisão e a tortura de seus pais, os jornalistas Míriam Leitão — integrante da Academia Brasileira de Letras — e Marcelo Netto, durante a ditadura militar nos anos 1970.

O diretor Bruno Barreto convidou a atriz Sônia Braga para interpretar a jornalista Míriam Leitão no filme. O longa, escrito pelo filho da jornalista, já está em fase de pré-produção, com roteiro de Maria Adelaide Amaral. Além disso, contará com Julio Andrade (“Sob Pressão”) no papel de Matheus. O colunista Lauro Jardim, de O Globo, divulgou a informação.

Em nome dos pais, retrata período da ditadura no Brasil

Na obra original, Matheus detalha a prisão e a tortura enfrentadas por seus pais durante o governo Emílio Garrastazu Médici (1969-1974). Assim, nesse período de maior repressão da ditadura militar, foram registrados assassinatos, torturas e desaparecimentos de opositores.

Em nome dos pais” foi publicado pela editora Intrínseca em 2017. O jornalista Matheus Leitão entrevistou militantes, militares e o homem que delatou Miriam e Marcelo. Ademais, o trabalho também revela a identidade dos torturadores de seus pais no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, em Vitória.

Destaque no cinema nacional

Sônia Braga e Bruno Barreto já trabalharam juntos em produções de grande repercussão do cinema brasileiro, como Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) e Gabriela (1983). Além disso, a atriz tem outros papéis marcantes no cinema nacional, como A Dama do Lotação (1978), de Neville de Almeida, e Eu Te Amo (1981), de Arnaldo Jabor. Por fim, mais recentemente, brilhou em Aquarius (2016) e Bacurau (2019).

Marcelo Netto, Matheus e Miriam Leitão no lançamento do livro Em nome dos pais | Foto: Reprodução

Imagem da capa: Pascal Le Segretain