Grande aposta da HBO decepciona e fica aquém das expectativas no Emmy® 2025
Em uma noite de competição acirrada, The White Lotus, série antológica de drama da HBO, saiu com saldo negativo da 77ª edição do The Emmy Awards.
De 23 indicações, o programa americano ganhou apenas um troféu – o de Tema de Abertura, conquistado na cerimônia do Creative Arts Emmy Award 2025.
Comparado com sua performance em edições anteriores, fica claro que a cerimônia não foi tão gentil com a sátira dramática desta vez. Em 2022, a produção americana concorreu nas categorias de minissérie e levou para casa 10 troféus no total. Já em 2023, a série concorreu nas categorias de drama televisivo com sua segunda temporada, conquistando 5 vitórias.
Mais sobre a série
Criada pelo escritor e diretor Mike White, a série antológica da HBO faz um comentário sobre a riqueza como propulsora da exploração. Nesse sentido, a sátira explora tal dinâmica a partir da interação de hóspedes e funcionários da rede de resorts “The White Lotus”.
Cada temporada se passa em um cenário diferente e traz uma nova leva de personagens, com algumas figuras recorrentes. Ainda mais, o mistério usualmente gira em torno de um assassinato, que tem seu desfecho revelado ao decorrer da temporada.

Em sua terceira temporada, o elenco conta com a participação de atores renomados, como Carrie Coon, Parker Posey, Natasha Rothwell, Jason Isaacs e Leslie Bibb. Além disso, tamém se destacam atores estreantes como Sarah Catherine Hook, Sam Nivola e Patrick Schwarzenegger.
Competição mais acirrada
Apesar da popularidade nas redes sociais, a terceira temporada de The White Lotus não foi tão abraçada pela crítica. Os episódios se passam no resort da Tailândia, e contam a história de quatro núcleos diferentes de personagens, no intervalo de uma semana. Esses diferentes tramas promoveram diverso memes para as redes sociais, mas não foram levados tão a sério quanto seus concorrentes.
Em comparação com a resposta pública e crítica de Ruptura (Apple TV+) e The Pitt (HBO Max), por exemplo, a série da HBO teve uma recepção menos calorosa. Dentre as três citadas, The White Lotus continua a ser a série com mais tempo de exibição, então seu renome explica as mais de 20 indicações.
Por mais que a sátira tenha gerado um grande fluxo de comentários aos domingos, os argumentos dos espectadores ficaram bem divididos – alguns adoraram, e outros se decepcionaram.
Críticas construtivas sobre a temporada recente
Dentre os argumentos contra a terceira temporada, a superficialidade do comentário cultural se destaca, além de uma repetição na temática das tramas. A série tem um foco específico na dinâmica “show, don’t tell” (mostre, não conte) – técnica de narração que tem o objetivo de trazer mais imersão e verdade para o texto. Por isso, seu trabalho de exposição muitas vezes é visto como “enrolação”.

Parker Posey em The White Lotus | Crédito: Reprodução/IMDB
Além disso, o equilíbrio entres os diferentes núcleos, compostos por um elenco carregado, podem ter afetado as suas chances na premiação. A tarefa de honrar todos os seus personagens e suas narrativas não é simples, e o argumento de que a série não fez isso da melhor maneira possível é recorrente nas discussões online.
O legado da sátira dramática
A derrota de The White Lotus na 77ª edição do Emmy Awards 2025 não apaga seu sucesso anterior. Com outras edições extremamente positivas, a série mantém sua posição como produção influente na indústria televisiva. O fato dela ainda gerar discussões afloradas é um marco positivo, apesar da ironia – ele destaca a relevância da série.
Os resultados da premiação mostram que o mercado tem dado preferência para produções iniciantes e inovadoras. Concorrer com sua terceira temporada nesse cenário, com tantos competidores fortes, é um testemunho da sua força.
Leia também: The White Lotus| 4ª temporada muda de cenário e promete novidades
Cabe ao criador e produtores da série encontrar uma maneira de incorporar as críticas destacadas na próxima temporada. Uma vez ajustada para o atual cenário televisivo, a série pode ter chances de levar para casa mais alguns troféus no futuro.
Emmy® 2025
O Emmy® 2025 vem reforçando a ideia de que a televisão é, ao mesmo tempo, espelho do seu tempo e vitrine para o que vem pela frente. Entre discursos emocionados, vitórias esperadas e surpresas que movimentam as apostas, fica claro que a indústria vive um momento de transição, em que séries consagradas dividem espaço com novas vozes.
A cada edição, o público celebra conquistas, questiona ausências e cria narrativas próprias que ultrapassam a noite da premiação. Por isso, nossa cobertura não se limita à lista de ganhadores, ela busca entender os significados de cada escolha. Continue acompanhando o GeekPop News e mergulhe nessa temporada de premiações com a gente.
Por fim, entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
Adorei! Para mim, Ruptura deveria ter levado mais.
Adorei a premiação, mas para mim Ruptura era a ÚNICA opção de melhor série de drama do ano! Texto excelente