Hoje, 19 de novembro, é o dia do empreendedorismo feminino, com foco na possibilidade da representatividade da mulher no mercado de trabalho atualmente.

O Empreendedorismo é relacionado com a construção de novos projetos, partindo da criatividade que uma pessoa tem em relação às ideias no trabalho.

Ele é também marcado pela autonomia no trabalho.

Atualmente, o empreendedorismo feminino assume um papel importante dentro da sociedade, visto que, estar presente nessa construção, é um processo longo de conquista por direitos das funções que as mulheres podem assumir como desejarem.

No decorrer da história, sabe-se dos obstáculos que a mulher precisou enfrentar para chegar até as conquistas atuais, diante do contexto social.

De acordo com um levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que é um programa de pesquisa relacionada a atividade empreendedora, o empreendedorismo feminino cresceu uma média de 40% no último ano, mesmo com a pandemia. 

O fato de a mulher trabalhar fora de casa ainda é um aspecto relativamente recente.

A luta por garantias dos direitos, que parecem simples em um cenário masculino, mostra que ainda é preciso percorrer um caminho para que mais mulheres tenham o reconhecimento e as condições de assumirem os espaços desejados, ganharem o próprio dinheiro, terem a própria independência e que a competência de exercer as funções seja reconhecida.

Empreendedorismo Feminino
Dia do Empreendedorismo Feminino

Programa: “Cresça com o Google para Mulheres Pretas” – Empreendedorismo Feminino

Para destacar mais um ponto sobre o assunto, se destaca o “Cresça com o Google”.

Ele é um programa voltado para a capacitação técnica, que tem esse ano uma programação voltada para mulheres pretas. 

Chega também com o objetivo principal de mudar a estatística atual do cenário de empreendedorismo entre as mulheres, trabalhando novas ferramentas para enfrentar os desafios da desigualdade racial e de gênero.

Bibiana Leite, que é diretora de Parcerias do conteúdo no YouTube – América Latina e Canadá ressalta:

“Minha família me ensinou desde sempre que as pessoas podem tirar tudo de mim, mas não a minha educação e conhecimento. Por isso, investi e continuo investindo em novos aprendizados. Com o Cresça com o Google, queremos que mais mulheres e meninas pretas possam seguir investindo em si mesmas e, assim, romper barreiras, fortalecer sua autoestima, ganhar confiança e trilhar o caminho profissional que desejam”.

O programa traz a ideia de discutir os principais desafios e problemas enfrentados dentro do ambiente corporativo. Os assuntos abordados têm mulheres negras profissionais e acadêmicas como mediadoras.

Para saber mais sobre a iniciativa, conhecer quem está envolvida e as temáticas abordadas nas palestras, clique aqui.

Portanto, o dia de hoje é o registro do empreendedorismo feminino, e também o que ele se tornará quando alcançarem todos os grupos pertencentes.

Assim, se torna possível proporcionar cada vez mais projetos e recursos para que as mulheres sejam protagonistas das narrativas.

Feliz Dia do Empreendedorismo Feminino!