Com a 96ª edição da entrega do Academy Awards em março, as nomeações e indicados levantam diversas dúvidas acerca da premiação. Afinal, como funciona o sistema de votação do Oscar?

Com mais de 10.000 membros, somente os participantes da Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) indicam e votam nas obras Oscar.

Como funciona a votação do Oscar?

Atualmente, existem mais de 10.000 membros e 9.500 elegíveis, dividindo-se em 17 filiais. O sistema de votação do Oscar segue um processo bem determinado, porém não muito complexo. Para se tornar membro da Academia, o participante precisa receber pelo menos uma indicação à premiação da estatueta dourada.

Há uma divisão dos membros seguindo as suas categorias de especialização. Entre elas: atuação, direção, produção, escrita, figurino e muitas outras. Além disso, o voto de indicação é feito apenas dentro da sua área de especialização. Por exemplo, roteiristas indicam melhor roteiro e só realizam a votação dentro dessa mesma categoria.

Nas categorias como “Melhor Filme” e “Melhor Filme Internacional” todos os participantes elegíveis votam.

Oscar 2024: entenda o sistema de votação
Fonte: Oscars

Leia também: Oscar 2024 | Confira a lista dos indicados

Como são escolhidos os vencedores

Todas as categorias, exceto a de “Melhor Filme”, seguem a premissa básica da obra com maior número de votos, recebe a estatueta dourada como prêmio. No entanto, na categoria mais cobiçada, aplica-se o sistema diferenciado de votação, chamado voto por escolha classificada/preferencial.

Com a lista de indicados fechada, os membros elegíveis à votação classificam as obras a partir da mais favorita. Desta forma, se uma produção obtém mais de 50% dos votos, ela automaticamente ganha na categoria.

Entretanto, o ranking de favoritos se desenrola em diversas rodadas caso isso não ocorra. Sempre eliminando o filme com menor número de votos e redistribuindo os votos do menos favorito nas outras obras até que assim seja eleito, em consenso, o filme vencedor.

Por fim, o resultado das indicações e votação são contabilizados na parceira PwC (PricewaterhouseCoopers) e permanece em segredo até a realização da cerimônia.

A cerimônia do Oscar deste ano acontecerá no dia 10 de março.

Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna Affonso.