Na literatura, não é necessário se dividir entre razão e emoção! Alguns romances têm o poder de entrelaçar amor e ficção científica, criando tramas românticas em universos extraordinários. Desde clássicos antigos até narrativas contemporâneas, essas obras desafiam fronteiras e exploram os sentimentos em cenários inimagináveis. Que tal relembrar algumas obras tradicionais do gênero e conhecer novas versões? Separamos três opções:

Frankenstein é referência de ficção científica:

Em primeiro lugar o clássico ‘Frankenstein‘, de Mary Shelley, prova que o amor tem o poder de elevar a ciência a novos patamares. Com mais de 200 anos de existência, a obra é considerada um marco como um dos principais livros que influenciaram o sucesso da ficção científica. Claro, a história também conta elementos de um romance!

É impossível não conhecer, mas vale a pena dar uma chance à leitura de um dos monstros mais famosos das prateleiras e do cinema. O livro conta a história de um cientista que cria vida artificialmente usando cadáveres, mas se assusta com o resultado. É que ele dá vida á uma criatura bizarra, mas com uma alma muito sensível.

Blade Runner é inspirado em romance:

Blade Runner Livro de Philip K Dick
Reprodução/ Instagram/ Tudo que motiva

Da mesma forma que Frankenstein vaga sozinha em um mundo excludente, procurando por amor e afeição, outra narrativa se assemelha com o romance fictício. Em ‘Blade Runner: Androides sonham com ovelhas elétricas?’, Philip K. Dick também se aprofunda na criação artificial e moralidade. No entanto, com elementos românticos que inspiraram filmes de sucesso.

Em um futuro distópico, onde humanos criam androides, o protagonista Rick Deckard sonha em substituir sua ovelha artificial por uma real. Mas ele acaba embarcando em uma jornada muito mais profunda por algo mais substancial. Dessa forma, sua jornada o leva a uma profunda reflexão sobre a humanidade, principalmente quando se envolve em um romance com a replicante Rachael.

Matéria Escura é ficção científica contemporânea:

Em ‘Matéria Escura’, de Blake Crouch, também somos transportados para um mundo distópico que se funde entre realidade e ficção. Tudo começa quando Jason Dessen é raptado e levado para um universo paralelo. Eventualmente, ele descobre que sua esposa não é mais a mesma mulher, seu filho nunca nasceu e até mesmo sua profissão mudou drasticamente.

Determinado a entender o que aconteceu e a encontrar uma maneira de voltar para sua família e sua realidade, Jason se vê em uma encruzilhada. Assim, o protagonista transita entre elementos dos limites da física quântica e suas próprias escolhas. Tudo para descobrir o que está acontecendo e retornar ao seu mundo.