No dia do orgulho LGBTQIA+, a GeekPop News teve a oportunidade de entrevistar Fernanda Lobão, CEO e cofundadora da Final Level para falar sobre diversidade e o projeto da Final Level. A entrevista foi feita por Henry Lorenzatto, Editor de Games da GeekPop News, Gamer de vida e LGBTQIA + de nascença e cada dia mais orgulhoso, segue a entrevista:

“Boa Tarde! Estou muito grato por poder estar aqui fazendo essa entrevista sobre esse tema tão importante, obrigado por aceitar fazer a entrevista conosco, por ser uma entrevista de forma digital, espero que não se incomode de eu ir direto ao ponto.”

1- Me fale um pouco sobre você, seu nome, ideias e o projeto da Final Level. Qual a alma e idealização que criaram o projeto?

Sou Fernanda Lobão, líder executiva de marketing, inovação empresarial e comunicação, com mais de 20 anos de experiência liderando equipes multidisciplinares em organizações multinacionais como Grupo Claro, Grupo Globo e Oi. Também liderei o bid olímpico das Olimpíadas Rio 2016. Como sócia e CMO da Go4it, participei da estruturação da unidade de negócios da empresa, com o Prêmio eSports Brasil sendo o principal ativo e, em 2019, assumi a liderança como CEO da Final Level. 

Final Level nasceu da visão de reunir tudo o que o fã de games mais ama num ambiente só. A porta de entrada para esse fã mergulhar na sua grande paixão pelos games. Para isso criamos a Gameland, primeira content house gamer do Brasil e convidamos alguns dos maiores criadores de conteúdo desse universo para morarem com a gente. De lá para cá, além dos criadores que moram na Gameland, expandimos a nossa rede de criadores, formando o maior coletivo de criadores de conteúdo gamer do mercado. Atualmente produzimos e distribuímos conteúdo autoral em todas as redes sociais. São mais de 10 milhões de fãs, com alto engajamento. No Youtube há vídeos inéditos todos os dias, acumulando um acervo de mais de 1.000 vídeos publicados com 700 milhões de views. Também temos presença relevante no Instagram, TikTok, etc. Cada rede com seu papel editorial nessa estratégia de multicanais.

A idealização já vem do nosso nome, que significa inovação, ousadia e a vanguarda no universo de conteúdo gamer. Como em todo jogo, o nível final é o mais desejado. Todos os níveis e players se encontram neste grande hub de entretenimento gamer desde agosto de 2018. Nascemos para ser a maior plataforma de entretenimento gamer do Brasil, amplificada pelos maiores influenciadores da comunidade. 

Com toda essa expertise, legitimidade e co-criação com criadores de conteúdo do universo gamer conquistamos grandes marcas parceiras, como Coca-Cola, Oi, Riot Games e muitas outras de diferentes segmentos, que participam da plataforma de conteúdo Final Level para se conectar com esse público . 

2- Como vocês se veem no contexto de ampliação das vozes das minorias? Como datas como o mês do orgulho LGBTQIA+ são importantes para vocês?

Como uma empresa que trabalha essencialmente com a criatividade e influência digital, temos total consciência da nossa responsabilidade e papel social. As bandeiras de diversidade, inclusão social pela educação e sustentabilidade estão permanentemente ativas pela Final Level e seus criadores de conteúdo parceiros.  

3- Quais são as iniciativas da Final Level de inclusão, internação ou Dissertação de informação sobre conscientização?

Tratamos de forma muito natural e inclusiva. No mês do orgulho, por exemplo, tivemos uma campanha especial para o público, mas o mês do orgulho por aqui, é todo mês. Somos inclusivos de dentro para fora da empresa e repugamos qualquer tipo de discriminação entre sócios, colaboradors, criadores de conteúdo parceiros e sociedade.  

4- Existem membros da sua equipe que fazem parte de alguma minoria? Gostaríamos de ouvir e ampliar a voz deles sobre o tema, tanto sobre o projeto quanto sobre as iniciativas sociais.

Esse é um dos pontos que estamos trabalhando fortemente e que vem se fortalecendo com a chegada dos novos criadores de conteúdo. Nosso objetivo é justamente usar o nosso alcance para ampliar a voz sobre o tema e abranger um público cada vez mais diverso e inclusivo. 

5- Existe uma iniciativa feita pela Final Level favorita que até hoje “esquenta o coração” de vocês? Quais foram os retornos que vocês perceberam se tornando realidade nelas?

Olha difícil destacar alguma em especial. Somos uma máquina de criatividade e o que nos move é materializar a paixão dos fãs de games. No centro do nosso negócio o conteúdo massivo e distribuído gratuitamente nas redes sociais, mas já fizemos expansões para os esports com a criação das equipes competitivas masculina e feminina, os Gamelanders, um torneio inédito, com um dos maiores streamers da atualidade, o Rakin e vem mundo mais novidades por aí envolvendo tecnologia e relação direta com os nossos fãs. Olhando para trás, acho que vale destacar a criação da Gameland, a primeira content house gamer do país, a evolução do modelo de parceria com os criadores de conteúdo do universo de games, que chamamos de Final Level Hub. Projetos incríveis com alguns dos maiores anunciantes do país como Oi, Coca Cola, Ame Digital, Subway, Smartfit e tantas outras marcas com as quais atuamos como parceiros de negócios, inserindo-as no território de forma super contextualizada e orgânica.  

Muito obrigado pela entrevista Fernanda, ela foi muito esclarecedora e informativa. ficaremos de olho nos próximos passos da Final Level.


Matéria atualizada dia 16/07/2021 às 14:03