Tivemos a incrível oportunidade de conversar com Ana Petta e Carlota Joaquina, da série Unidade Básica, que está lançando agora sua 3° Temporada. Criada em 2016 pelas irmãs e cineastas Ana e Helena Petta, a série gira em torno de uma equipe que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Portanto, em uma conversa com Ana e Carlota, podemos conhecer melhor sobre as inspirações, histórias e sobre os bastidores desta nova temporada.
Tratando-se de uma série médica e brasileira, ambientada em uma UBS, na série, a atriz Carlota Joaquina interpreta a enfermeira Beth. Enquanto isso, a cineasta Ana Petta, além de criadora, também dá vida a médica Laura. Ainda, a nova temporada logo apresenta uma grande reviravolta as personagens e o restante da equipe. Isso porque, agora, na 3° temporada, a série abordará a realidade brasileira durante uma das maiores crises sanitária e da saúde: a pandemia do COVID-19.
Sinopse: Os novos episódios trazem o Dr. Paulo (Caco Ciocler) de volta à UBS Cecília Donnangelo depois de uma licença forçada ao final da segunda temporada. Agora, ele precisará encarar os desafios do contexto pandêmico ao mesmo tempo em que lida com seu conturbado relacionamento com a Dra. Laura (Ana Petta), que está ainda mais mergulhada no trabalho.
Como já foi dito anteriormente, a 3° temporada de Unidade Básica se mostra realista e ousada, ao mesmo tempo em que aborda um tema sensível e tão atual que é a pandemia.
Leia também: Primeiras Impressões | Unidade Básica – 3° Temporada da série
Portanto, vamos conhecer um pouco mais desta nova temporada pelos olhos das próprias Ana Petta e Carlota Joaquina. Como será que foi participar desta temporada? Como foram as filmagens? O que podemos esperar daqui para frente? Qual a mensagem por trás desta história? Tudo isso e mais, você confere abaixo:
Expectativas para a terceira temporada
Como já dito, a nova temporada se passará durante o período da pandemia e a crise sanitária no Brasil. Tais eventos, refletem diretamente nas UBS e suas equipes. Portanto, a terceira temporada de Unidade Básica traz a tona um dos maiores desafios da saúde no Brasil e tentam representar tais desafios do dia a dia dos profissionais.
Com isso em mente, as personagens de Ana Petta e Carlota Joaquina não ficam de fora e sentem as consequências desta crise. Como afirma Ana Petta:
“Na terceira temporada, aí o mundo vai cair um pouco, né? Porque ninguém tava preparado pra pandemia, né. Nem a gente e nem os profissionais de saúde, né? Pegou todo mundo, assim, é muito de surpresa. E, em especial no Brasil, foi uma tragédia muito grande, pra quem tava ali e pra todo mundo. Mas quem tava ali, na ponta, cuidando das pessoas, sentiu esse impacto, que era o negacionismo, né, e o que era tudo isso.
Então na terceira temporada, a Laura vai tá muito… tentando entender o que tá acontecendo e tentando fazer o trabalho dela da melhor forma possível”
Ainda, Carlota Joaquina acrescenta, apontando o quão a série busca ficar próxima a realidade do público: “a gente tratou de assuntos muito reais, e isso também é uma grande alegria nessa série, que ela é baseada inteiramente encima de fatos e histórias reais”.
Desafios no set
As gravações ocorreram quando ainda havia todo o cuidado diante o coronavírus e suas variantes. Dessa forma, a equipe tinha que tomar medidas necessárias para garantir a segurança de todos os envolvidos. Contudo, alguns métodos de segurança acabaram por gerar novos desafios dentro do próprio set. Afinal, como a própria Ana Petta afirmou, a série possui seu próprio cronograma e orçamento para ser produzida.
Entretanto, a atriz Carlota Joaquina explicou melhor como todos eles lidaram com o presente desafio:
Então, a gente trabalhou dentro da Unidade Básica também com máscaras, o tempo inteiro. E isso é um grande desafio pro ator. Personagem inteiro de máscara. A gente passou muito calor, a gente tava com luvas, os E.P.I.s [Equipamento de Proteção Individual] inteiro, a equipe inteira assim. E a gente ainda estava com algumas…. e está voltando até um pouco, né?
Mas a gente, uma vez, duas vezes por semana, a gente fazia o teste para COVID. Todo mundo. E só entrava dentro do set quem estava imune. E a gente teve pessoas na equipe. Então, tipo, o dia que a diretora teve que voltar para casa, porque ela estava com COVID. Então, a gente teve atores que voltaram pra casa. Isso foi um desafio pra essa equipe, que não era porque uma pessoa não estava, que a diária ia ser cancelada. A gente tinha que cumprir o cronograma.”
A grande mensagem por trás da 3° temporada de Unidade Básica
Tanto Ana quanto Carlota concordam que uma dentre as várias mensagens que se podem tirar da nova temporada é quanto ao respeito ao SUS e aos profissionais da saúde. Segundo Ana Petta:
“Quando a gente criou a série, ela estreou em 2016, o SUS era muito maltratado pela mídia. A série, inclusive… A ideia da série vem dessa insatisfação que eu e a Helena, a gente tinha de como a mídia tratava o SUS, né? ‘Se era ruim, era SUS.’ Um pouco assim, né?
E aí, depois da pandemia, eu acho que isso mudou um pouco. Eu acho que as pessoas começaram a ter um entendimento um pouco maior da importância do SUS. Mas isso não pode se perder com o tempo. A gente tende, até porque tem um trauma envolvido, a gente tende a deixar para trás e seguir em frente, né? Não querer lembrar dessas coisas, né?
E a gente além da pandemia e dessa questão da importância do SUS, no Brasil, a gente teve um governo negacionista que faz com que a coisa tenha sido mais grave ainda.”
Em conclusão, a atriz e criadora da série ainda completa: “a grande lição é a defesa do SUS e da ciência”.
Por fim, diversos outros assuntos vieram a tona ao longo desta conversa. Para saber tudo o que “rolou“, você pode conferir a entrevista completa e na íntegra logo abaixo:
Enfim, vale lembrar que Unidade Básica está lançando sua terceira temporada com episódios semanais aos domingos, na Universal Tv. Você também pode assistir pelo GloboPlay, onde também já se encontram as duas primeiras temporadas.
Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-se. Você pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.