Surpreendentemente, o cenário brasileiro de desenvolvimento de games vem crescendo cada vez mais, trazendo, em sua maioria das vezes, bons jogos e conteúdos relacionados. Nesse sentido, de modo a prestigiar as produções nacionais, estamos buscando criar conteúdos que valorizem tal nicho.
Desse modo, o entrevistado de hoje é o desenvolvedor indie de games conhecido como “ansdor“, Sandro Luiz de Paula. Sandro criou o nostálgico jogo de corrida Slipstream, dentre outros.
1 – Quem é ansdor / Sandro Luiz de Paula?
R: Um artista e programador de 34 anos, nascido em Ipatinga, Minas Gerais, apaixonado por videogame desde tão cedo que nem se lembra quando exatamente, que tenta ganhar a vida criando jogos eletrônicos num estilo expressivo, explosivo, colorido e pulsante.
2 – Quais são suas inspirações para a criação de jogos?
R: Comecei a jogar videogame muito cedo, meus primeiros contatos foram com Sonic 2 no Mega Drive e Super Mario World no SNES. Minhas maiores inspirações até hoje são jogos japoneses, especialmente da SEGA, da Capcom e da antiga Squaresoft no PS1. Desde criança, trabalhar criando videogames é meu grande sonho, mas isso só começou a parecer realmente possível quando a primeira geração de jogos indies de sucesso apareceu na Steam, por volta de 2010. Foram eles que me motivaram a correr atrás disso na prática, jogos como Braid, Limbo, Fez e Sword & Sworcery. De fora do mundo do videogame, também busco inspiração em pintores como Monet, Mucha, Goya e Hopper.
3 – Qual a sua visão sobre o mercado de jogos no Brasil?
R: O país tem um potencial imenso tanto como produtor quanto consumidor de jogos. Do lado do consumo, temos uma população enorme, um público interessadíssimo em videogame há décadas, e do lado da produção temos ótimos programadores e artistas de nível internacional. Infelizmente o Brasil raramente faz jus ao seu potencial, e existem problemas como impostos de importação muito altos, e falta de acordos de tributação com países como os EUA. Apesar das dificuldades, a cena brasileira tem crescido rapidamente nos últimos anos, eventos como a BGS e o BIG estão cada vez maiores, mais empresas estrangeiras estão lançando jogos localizados para o português brasileiro. O futuro é promissor, mas viver de jogos no Brasil ainda é muito mais difícil do que precisava ser.
4 – Já recebeu convite para trabalhar em alguma grande empresa de jogos? Teria interesse ou prefere atuar de forma independente?
R: Já recebi algumas quase-propostas, mas nada foi adiante. Eu gosto muito de ter o controle criativo dos meus projetos, decidir como vai ser o jogo e, especialmente, como vão ser os gráficos e a direção artística. O que eu queria mesmo era crescer minha própria empresa, transformar a ansdor games numa coisa maior, contratar pessoas, ter uma sede que não seja meu quarto, etc. Mas infelizmente isso ainda não é possível. Um dia, quem sabe.
5 – Qual a sua mensagem para aqueles que querem seguir o caminho de criador de jogos?
R: Uma lição que aprendi nesse trabalho, e sempre repito quando me perguntam, é: Qualquer jogo pronto, finalizado, lançado, é melhor que todos os milhões de jogos que nunca foram feitos. Quando você olha a seção de lançamentos na Steam ou na PS Store, é fácil se convencer de que não é possível um desenvolvedor indie, ou um time pequeno, produzir um jogo que possa competir com tanta coisa legal que sai todos os dias. E não é fácil, mas também não é impossível. Vale a pena correr esse risco e tentar, a resposta do público pode ser muito surpreendente, e aprender a terminar um projeto é uma lição que fica pra vida toda.
Sobre a “ansdor games“
ansdor trabalha com videogames, como desenvolvedor independente. Lançou seu primeiro jogo comercial em junho de 2014. Além disso, ele é um programador, trabalhando com C#. Por ser defensor do software livre, todo o seu trabalho profissional é feito usando programas e ferramentas gratuitos como Blender, Krita, Gimp, libgdx e FNA, rodando em Arch Linux.
Conheça seus jogos:
Slipstream
Jogo de corrida de arcade com gráficos pseudo3D, mecânica à deriva e pistas exóticas. Lançado para windows, macOS e linux em 21 de maio de 2018 e lançado para xbox, playstation e nintendo switch em 7 de abril de 2022.
Meow Sushi Night
Jogo de corredor sem fim com gatos fofos e sushi. lançado em 19 de junho de 2014.
Link para acesso: https://ansdor.itch.io/meow
Ultra Type-R
Ultra Type-R é um corredor rápido com uma torção; para executar ações, você deve digitá-las. Para superar os obstáculos apresentados no jogo, você precisará pensar e digitar rápido.
Link para acesso: https://ansdor.itch.io/ultratyper