A influenciadora Bruna Furlan conta com uma comunidade de mais de 100 mil seguidores. O incentivo ao hábito de leitura é um dos principais tópicos que desenvolve em seu perfil.
Em meio ao ritmo acelerado das redes sociais, onde vídeos curtos e conteúdos instantâneos dominam a atenção, a leitura muitas vezes parece ficar em segundo plano. Ainda assim, algumas vozes digitais mostram que os livros podem sim ter lugar nesse cenário.
Uma delas é a influenciadora Bruna Furlan de Nóbrega, que transformou seu perfil @itsbrunafurlan no Instagram em um espaço de incentivo literário. Com autenticidade e proximidade, ela prova que a influência online também pode abrir portas para novos hábitos de leitura e mostra que é sim possível ir das telas às páginas, e vice-versa!
Quem é Bruna Furlan?
Aos 24 anos, Bruna soma doze anos de experiência digital, cinco deles dedicados profissionalmente à criação de conteúdo.
Com apenas 11 anos criou seu primeiro perfil no Instagram, que rapidamente conquistou visibilidade. A paulista cresceu na internet, ainda que sem pensar em trabalho. Em seus conteúdos, aborda assuntos como moda, beleza e bem-estar. Hoje, ela reúne um público de 169 mil seguidores fiéis e engajados.
Apesar de dividir sua vida com sua comunidade online quase que diariamente por mais de uma década, Bruna só tornou isso sua profissão propriamente dita no ano de 2020. Coincidentemente, este também foi o ano em que tornou o tópico da leitura como recorrente em seus conteúdos.
LEIA MAIS: Entrevista com o médico e escritor Maurício Mendes
Das páginas para o Instagram

Em meio à pandemia, Bruna se reaproximou do hábito da leitura. “Eu mergulhei de volta nesse universo de leituras, eu voltei a ler absurdamente e eu sentia que precisava falar com alguém sobre o que eu estava lendo”, conta.
A solução? Compartilhar no Instagram a euforia que acompanha uma leitura voraz. “Eu postava nos stories mesmo, falando ‘gente eu estou lendo esse livro eu achei isso isso e eu gostei muito que a autora fez isso de tal forma’. As pessoas super engajaram, minhas DMs lotavam quando eu fazia isso, muita gente respondia querendo conversar mesmo.”
Já era hábito para ela compartilhar seu dia a dia e pensamentos. Então, uma vez que a leitura voltou a fazer parte de sua rotina, era evidente que seria o tópico em seus conteúdos.
Então, a conexão se transformou em comunidade. Dessa forma, muitas seguidoras passaram a ver nela uma espécie de guia literária. “Eu acho maravilhoso que se o meu poder de influência serve para alguma coisa, que seja para algo tão positivo quanto ler um livro”, afirma.
BookClub by B
Então, o entusiasmo pela leitura que sua comunidade demonstrou levou Bruna a criar um clube do livro, chamado BookClube by B, dentro do próprio Instagram.
A proposta, inicialmente simples, se expandiu com o tempo. “Antes eu escolhia um livro, postava sobre nos stories e dava um mês para a leitura, então depois trazia a resenha completa. Agora criei um canal na DM, só entra quem tem interesse, e isso torna a troca ainda mais próxima”, explica.
A iniciativa não tem fins comerciais; nasce do prazer pessoal de falar sobre livros e criar vínculos. “Falar de livros é uma coisa que se eu começo, não consigo parar mais!”, tal afirmativa é evidenciada por essa entrevista, que rendeu uma longa conversa entre perguntas e respostas.
Para a influenciadora, a maior riqueza está no diálogo: seguidoras não apenas consomem o conteúdo, mas interagem entre si, fortalecendo laços por meio da literatura. “Meu principal objetivo é realmente achar pessoas com quem eu possa ter e oferecer essa troca”, conta.
Para Bruna, não existem livros certos ou errados. O essencial é manter o hábito vivo e enxergar a leitura como um respiro fora das telas, mesmo que seja de lá que venha o incentivo a ler!
Uma vida marcada pela leitura
O hábito de ler acompanha Bruna desde a infância. Incentivada pelos pais, cresceu cercada de histórias. “Eu adorava quando inventavam narrativas da cabeça deles, eu era louca pra conseguir ler sozinha”, relembra.
Esse vínculo afetivo se transformou em rotina: ler passou a ser assim seu espaço de tranquilidade e autocuidado. Hoje, ela mantém a frequência adaptando o tipo de livro ao seu estado emocional. “Vai muito de respeitar o que eu quero ler. Isso me ajuda a manter o ritmo”, explica.
De leitora entusiasmada a criadora de uma comunidade literária digital, Bruna Furlan exemplifica como a influência pode ir além do entretenimento e abrir caminhos para práticas mais profundas. Por fim, sua mensagem é clara: em meio ao turbilhão online, sempre há espaço para parar, respirar e mergulhar em uma boa história.
Pingue-Pongue
Último livro que leu?
Eu terminei “The Bone Houses” (Emily Lloyd-Jones) que estava na minha lista há muito tempo e agora estou lendo “Aliada do Vilão”, da série “Assistente do Vilão” (Hannah Nicole Maehrer), que é um romance slow burn, o mais slow do mundo [risadas] que eu amo!
Livro favorito?
Odeio essa pergunta! [risadas] É muito difícil para mim escolher um só livro, acho que um que me apaixonei é “Tress of the Emerald Sea”, do autor Brandon Sanderson.
Escritor favorito?
Acho que posso dizer hoje que a Adrianne Young é minha autora favorita, ela tem vários dos meus livros favoritos, como Fable, que eu amo!
Gênero favorito?
Eu tenho dois gêneros muito opostos. Um deles é fantasia, bem conto de fadas e outro é terror, qualquer livro de terror eu provavelmente vou gostar muito.
Gênero que não gosta?
Eu tento fugir ao máximo de livros de romance que são só de romance, sem nenhum outro gênero acoplado. Prefiro obras em que o romance é um subgênero
Tem uma meta de leituras para esse ano?
Minha meta inicial era 30 livros, mas acabei lendo 22 até agora, então acho que até o final do ano irei aumentar essa meta para 40!
Prefere ler livro físico ou ebooks?
Eu sinto que o Kindle otimizou muito meu tempo de leitura, tornando muito mais fácil e prática. Mas ainda assim, eu amo livros físicos e coleciono edições lindíssimas.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.