Mandi Castro nos conta um pouco sobre a carreira como escritora e fala sobre como a paixão pela história do brasil e o gosto pelo gênero ficção influenciaram a escrita do livro “Nina Lafayette e o Salto Temporal”.

Olá! Muito obrigada por aceitar a entrevista ao Portal de Noticias GeekPop News. Para começarmos aqui, nos conte um pouco sobre você.

Oi Amanda, tudo bem? Mandi aqui. Eu sou formada em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo e Rádio e TV pela Faculdade de comunicação Cásper Líbero. Eu sou apaixonada por literatura e cinema e acredito que escrever é uma terapia.

E como é que surgiu esse desejo pela escrita?

Ler muito te dá uma base para criar novas histórias a partir do seu repertório. Uma base e uma vontade. Imaginar um novo universo, dar vida para personagens que ainda não existem, passar uma mensagem através deles, é algo que, apesar de ser escritora, me faltam palavras para descrever a sensação e necessidade dentro de mim.

Vamos falar sobre os seus trabalhos como escritora. Então, conta pra gente sobre o livro “Nina Lafayette e o Salto Temporal”. O que você pode introduzir sobre ele? O que as pessoas poderão encontrar ao ter essa leitura?

O livro é o 2° livro da saga Martim Lafayette e agora os leitores podem esperar uma obra mais voltada à irmã de Martim, Nina. Então, com um fundo histórico da Semana de Arte Moderna, os leitores podem também esperar muita aventura e um maior desenrolar da história em relação aos personagens e ao universo fantástico dos guardiões do tempo.

Assim, falando sobre a escrita da narrativa, o que te inspirou a desenvolver essa obra? O que você pretendia durante esse processo de desenvolver a história.

Eu sempre gostei muito de história do brasil e de ficção, sempre foi uma vontade minha juntar as duas esferas. A Semana de Arte Moderna foi um movimento muito importante da nossa cultura, com grandes artistas brasileiros quebrando certos paradigmas, com artistas mulheres à sua frente, não poderia deixar de lado tamanha importância para nós.

Reprodução: Capa do livro "Nina Lafayette e o Salto Temporal" / Luva Editora / Autora Mandi Castro
Reprodução: Capa do livro “Nina Lafayette e o Salto Temporal” / Luva Editora / Autora Mandi Castro

Falar da história real dentro de uma narrativa fictícia é uma das formas de trazer conhecimento e trabalhar os conceitos de educação. De que forma você pensou em inserir esses aspectos dentro da história, de maneira que os leitores tivessem ainda mais curiosidade em conhecer mais a fundo os eventos narrados na sua obra? Sendo assim, como é retorno sobre isso?

É muito interessante que eu recebo diversas perguntas sobre se o que eu coloquei em tal cena, tal diálogo, tal situação, foram reais. Em sua grande maioria são situações reais, algumas partes com certa licença poética para deixar a narrativa mais dinâmica, mas de modo geral eu só escrevo pautada no que estudo em minhas pesquisas. Criar essas passagens do livro torna a obra mais rica em detalhes e situações que realmente ocorreram, faz com que a história deixe de ser engessada e fique fluída em uma narrativa gostosa de ler.

Você tem mais planos futuros dentro da carreira como escritora? Pode compartilhar um pouco desses planos conosco?

Eu com certeza tenho mais planos para minha carreira, alguns livros a serem escritos e lançados. Meu próximo lançamento será um livro de terror que também irá misturar história do Brasil, mas agora com uma ficção de terror.
E claro, também temos o 3° livro da saga do Martim a ser produzido.

Além disso, tem mais alguma coisa sobre você e/ou sobre seu trabalho que você gostaria de acrescentar?

Tenho alguns projetos a serem executados no ano que vem, mas por enquanto são segredos!

O que você diria para quem quer começar a escrever, mas ainda não se sentiu motivado para começar?

Eu diria que o mundo nunca vai te incentivar a escrever. Assim, é necessário começar a escrever por sua própria vontade, por te fazer bem, por ser algo prazeroso. Dificilmente vamos nos deparar com situações as quais somos incentivados e empurrados para a escrita. Como é algo que vem de dentro e do coração, não podemos deixar nada de fora interferir nessa nossa vontade.

Por fim, se quiserem saber mais sobre o seu trabalho, quais as plataformas e meios de te encontrar?

Pode me chamar no instagram @themandycastroshow ! Meu e-mail é mandicastro@mandicastro.com.br

Assim, fiquem à vontade para entrar em contato, tirar dúvidas, etc. E me sigam para acompanharem os meus próximos projetos 😉