André Marinho é bacharel em letras pela UFRJ e possui mais de quinze anos no mercado editorial. Atualmente, é o editor responsável pelo selo Trama, braço focado em livros de fantasia e thrillers da Editora Ediouro. Em um dos seus últimos acertos editoriais, André foi o responsável por trazer o livro ‘Caminho dos Reis’, de Brandon Sanderson, ao Brasil. Em entrevista ao portal GeekPop News, o editor André Marinho compartilha sobre a editora, a escolha de publicar a obra e o que esperar do futuro.

Assinatura literária produzida pela Editora Trama, criada por André Marinho
Assinatura literária lançada pela Editora Trama/ imagem: Divulgação

Como foi o processo de fundação da editora, como foram os primeiros lançamentos?

A Trama surgiu em 2021 a partir da vontade do Grupo Ediouro de retomar os lançamentos de ficção comercial. A princípio, concentrou em um único selo dois gêneros que até então se encontravam um tanto diluídos no mercado, thriller e fantasia. A partir disso, juntamos o amor pelos livros, o sangue nos olhos e arregaçamos as mangas para criar um projeto bastante corajoso, que, pelo retorno positivo, vem dando muito certo.

Nosso primeiro livro foi uma espécie de pré-lançamento do selo. Longo e claro rio, de Liz Moore, um thriller dramático sensacional, chegou para os assinantes da TAG Livros em primeira mão. Em seguida, desembarcamos nas livrarias com mais um thriller que, acredito, já pode ser considerado um best-seller: Onde está Daisy Mason?, de Cara Hunter, e também uma fantasia urbana, O último sorriso na cidade partida, de Luke Arnold, que já é uma série queridinha dos leitores da Trama. Estamos encerrando nosso segundo ano de operação comemorando grandes livros, um clube de assinaturas próprio, o Trama Box, e, claro, nossa estreia na lista dos mais vendidos com O caminho dos reis, de Brandon Sanderson. Estamos todos muito felizes e gratos aos leitores que abraçaram nosso projeto com tanto carinho e continuam nos acompanhando.

Qual o motivo da escolha Brandon Sanderson no cenário literário fantástico atual. Qual a importância de um nome como esse para a editora?

Sem dúvida nenhuma Brandon Sanderson é um dos autores de fantasia contemporâneos mais importantes da atualidade. Sua obra monumental atinge várias faixas etárias de leitores no mundo todo. Sua criatividade e sua escrita nos cativam desde a primeira página, portanto não é à toa essa legião de fãs e o sucesso dentro da literatura. Como um selo de fantasia adulta, ter um autor deste porte no catálogo da Trama é fundamental. Não apenas no sentido de proporcionar aos nossos leitores o contato com o que há de melhor desse gênero, mas isso também, de alguma forma, consolida nosso trabalho como difusores da literatura fantástica de qualidade no Brasil, um dos nossos objetivos principais desde a elaboração do projeto.

Livro ‘Caminho dos Reis’, de Brandon Sanderson (2022)/ imagem: Divulgação

Em diversos sites, “O Caminho dos Reis” está sendo classificado como a fantasia mais esperada da década. Qual o motivo disso e por que a série foi publicada no Brasil neste momento?

O caminho dos reis foi lançado originalmente em inglês em 2010, e desde então a popularidade tanto do livro quanto do autor foi aumentando exponencialmente em todo o mundo, e não foi diferente entre os fãs de fantasia brasileiros. Havia muita expectativa de que este livro fosse lançado no Brasil, e a notícia da publicação chegou a ser divulgada, mas isso não foi levado adiante por muito tempo, o que acabou decepcionando muitos leitores. Alguns até mesmo preferiram ler o exemplar em inglês, já sem esperanças de obter uma tradução em língua portuguesa.

Assim que soubemos que os direitos para a série estavam disponíveis, não perdemos tempo e começamos as negociações, porque tínhamos certeza de que era algo muito esperado pelos fãs e acreditávamos no potencial da obra adulta do autor no mercado brasileiro. E agora, pouco depois de comemorar uma década do lançamento original deste livro sem par, podemos ver, sim, que estávamos no caminho certo.

Existem planos para mais livros do autor serem publicados por vocês? Como andam as conversas com Sanderson?

Nós temos um contato bastante estreito com a equipe do Sanderson, sim, e isso é muito importante, porque tudo passa pela supervisão deles, garantindo um trabalho de muita qualidade. No momento, temos contratados os três primeiros volumes da série Os Relatos da Guerra das Tempestades. Quanto a outros livros, só posso dizer que todo mundo precisa ficar ligado nas redes da Trama porque tem coisa boa vindo aí!

O que diferencia “O Caminho dos Reis” de outras fantasias lançadas até agora, tanto por vocês quanto no geral?

Acredito que de maneira geral todo livro tenha seu público e seu mérito, e aqui na Trama a gente tem um orgulho danado da nossa prole de fantasia, sem exceção. No entanto, para mim, O caminho dos reis acaba extrapolando o caráter de fantasia épica para atingir o mítico – a narrativa fundamentada, os sistemas de magia, as criaturas, o desenvolvimento social e político, enfim, sem contar a espera pela publicação no Brasil que acabou agregando um ar de intangibilidade à história. Essas coisas fazem com o que o Caminho seja de fato um livro especial, e eu não tenho dúvidas de que Sanderson mantenha a linhagem de Tolkien, por exemplo, na literatura contemporânea.

A editora também pretende investir em autores nacionais, no ramo de fantasia e também em outras áreas da literatura?

Em princípio a Trama continua focada em seus dois gêneros de origem, thriller e fantasia, com o trabalho consistente que temos desenvolvido até agora. Sobre fantasia especificamente, estamos dando continuidade às séries iniciadas e buscando trazer para o catálogo o que há de mais importante no mercado internacional. Nada impede que em algum momento possa haver outros gêneros na Trama, e ainda pretendemos elaborar um concurso literário para a inclusão de autores nacionais, mas por enquanto tudo isso são planos para o futuro.