Cesar Silva escreveu o livro “Verdade Obscura” unindo elementos da própria formação e a experiência profissional. Em entrevista especial ao Geek Pop News, ele nos conta sobre motivações que o levaram a escrever um livro, que vai além da história fictícia, mas que busca também ensinar mais aos leitores.

Antes de tudo, conte um pouco sobre você.

O meu nome é César Silva. Daí vem o CS. Por formação, eu sou engenheiro químico. Não tem nada a ver com a literatura a princípio, mas eu comecei a escrever depois dos 40 anos. Então, esse é meu primeiro livro, o “Verdade Obscura”, que saiu pela Editora Areia. Em novembro do ano passado a gente lançou aqui na feira do livro em Joinville, Santa Catarina, onde eu resido atualmente. Esse é um livro de ficção e não ficção, que eu costumo dizer, e entra um pouco daquilo que eu uso muito no meu trabalho, na minha carreira profissional.

Por sua formação ser, de certa forma, diferente da área da literatura, de onde surgiu essa vontade de começar uma carreira como escritor e se aventurar na produção de histórias em livros? 

É que eu sou também um pouco empresário. Então além de engenheiro, tenho que ser microempresário, e microempresário no Brasil é o cara que faz de tudo. Tem dia que ele é o presidente da empresa, tem dia que ele é a pessoa que vai buscar o material na gráfica, vai fazer um transporte.

E, entre umas dessas atribuições que eu tenho como parte da empresa, tem um sócio também, o Rafael. Eu fazia os artigos para Marketing de conteúdo. Então eu escrevia vários aspectos do nosso trabalho, sempre no intuito de ajudar as pessoas a melhorar a quem está lendo, com o intuito de trazer valor para pessoa que está lendo. E eu comecei a escrever esses artigos ali no início aí de 2018 por aí, e eu me impressionei com a facilidade como eles saiam da produção.

Normalmente mil palavras eu escrevia em uma ou duas horas. Algumas pessoas me falaram que isso era rápido. Essa questão do livro foi a anos que eu tinha também esse, vou chamar de sonho. E era um projeto, mas era um projeto que estava engavetado, porque eu não sabia sobre o que escrever. Esses artigos começaram a me despertar sobre o que eu deveria escrever. Mas como nós trabalhamos com inovação, também seria muito clichê eu escrever sobre o nosso método. Então o que que eu fiz: usei o nosso método de melhoria contínua, para desenvolver esse livro.

Esse livro, eu diria assim, ele é um produto de uma uma ferramenta que a gente usa, que a gente chama de “criatividade lógica”. O que o nosso público, os nossos alunos e os nosso clientes esperariam? Um livro sobre o nosso método. Mas é um livro de ficção, em que os personagens, em alguns momentos usam algumas ferramentas que a gente coloca no nosso no nosso método.

Reprodução: Arquivo pessoal autor Cesar Silva
Reprodução: Arquivo pessoal autor Cesar Silva

Isso é unir o útil ao agradável de fato 

É essa ideia. Eu escutei esses dias uma palavra que eu não sei nem se existe e eu achei interessante e aplicável ao meu livro. A palavra é “infotenimento” mistura de informação com entretenimento.

Você teve o trabalho de gravar as aulas especialmente para o livro e ainda teve esse processo de escrita. Quanto tempo você levou para desenvolver tudo isso? 

A primeira escrita do livro, eu levei três meses. Meu processo de escrita é primeiro na caneta. Depois na edição, na revisão, daí eu vou digitando e muda bastante o texto. Principalmente depois que o editor entra na jogada. Aí foi um processo bem mais longo, porque como era o meu primeiro livro, então ele pontuou muitas coisas para melhorar e esse processo entre a primeira escrita e refazer.

Esse segundo processo durou um ano. Então três meses para escrever a ideia inicial e um ano para tornar a história possível de ser colocada no livro. O primeiro feedback que eu tive foi:

“assim cara, não vai rolar. Essa história não vai rolar. Quer publicar num blog pode publicar no teu blog, mas num livro…”, o editor falou. Quando você ouve isso, pensa:  “vou largar esse troço aí deixa, chega!”.

Aí eu pedi para ele o que eu preciso fazer. Aí vem aquela lista daquele tamanho. Por isso demorou um ano para refazer a história toda e nesse meio eu fui conectando algumas. A gente fala sobre o processo criativo também, no nosso método de melhoria de processo de produtos industriais.

A gente usa também muito da criatividade. Então um dos elementos da criatividade é a incubação de ideias. Ou seja, você tem que ter muitas ideias para você poder incubar, fazer germinar e elas poderem aparecer na hora certa.

A ideia do QR. Code é uma ideia antiga, “N” livros já fazem uso desse recurso. Então essa foi ideia. Tem 10 ou 12 videoaulas exclusivas para o leitor, que aparecem como presente ao folhear das 282 páginas que estão aqui. Mas para te dar um número mais ou menos exato uns 18 meses o projeto inteiro.

Reprodução: Livro "Verdade Obscura" / Autor Cesar Silva
Reprodução: Livro “Verdade Obscura” / Autor Cesar Silva

Você tem planos futuros para novas escritas, se por enquanto você pretende ficar só nesse livro mesmo. Quais são seus objetivos?

Eu tenho mais dois que estão em produção. Um é na linha do nosso método mesmo. De como a gente faz os projetos de otimização de processos e produtos da indústria. Esse é para esse nicho de indústria, de pessoas que querem melhorar seus processos e seus produtos na indústria. A previsão para esse é em janeiro.

O outro vai mais na linha da ficção, que é o tema que eu gosto para caramba, que é viagem no tempo. Sempre gostei desse tema. Meu filme favorito é o De Volta Para o Futuro, aquela trilogia. Eu tenho um grande interesse sobre esse tema. Ela (história) está com 50 mil palavras já, ou seja, está com 70% já escrita.

Só que eu dei uma pausa nela para poder fechar um primeiro e depois lançar. Mas é por puro gosto pessoal mesmo, não é por nada comercial mesmo. Se fosse para puxar para o lado comercial, talvez eu teria que escrever sobre algumas coisas que eu não gosto ou que eu não conheço e não sairia tão legal. Eu vou escrever sobre o que eu gosto, e principalmente, sobre o livro que eu gostaria de ler. 

Reprodução: Arquivo pessoal autor Cesar Silva
Reprodução: Arquivo pessoal autor Cesar Silva

Tem mais alguma coisa sobre o seu trabalho que a gente não conversou aqui que você gostaria de acrescentar?

Você pode encontrar o “Verdade Obscura” no site da Amazon, eu tenho ele à venda como e-book e o físico, como esse que está aqui. Entra em contato comigo no Instagram que é o @cesaredusilva79, manda um direct ali pra mim, que eu vendo para você por um preço especial e autografado também. 

Confira mais detalhes interessantes na entrevista em vídeo com o autor Cesar Silva no nosso canal. Clique aqui


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.