O autor brasileiro Felipe Fagundes em entrevista exclusiva ao Geek Pop News, contou um pouco sobre sua trajetória e seus passos futuros. Recentemente, seu livro “Gay de Família” teve os direitos vendidos para uma produção cinematográfica. Assim, vamos entender sobre esse processo e como estão as emoções do autor.
Sua história
1. Antes de tudo, nos conte um pouco sobre você?
Eu só choro de dois em dois anos e posso dizer os motivos exatos que me fizeram chorar nas últimas 5 vezes. Esse ano eu ainda não chorei. Acho que isso diz muito sobre meu apreço por comédias. Ah, também tem o fato de eu ter 32 anos, ter sido criado em Nova Iguaçu na Baixada do Rio de Janeiro e ter passado uns 20 anos dentro de uma igreja evangélica. Hoje divido um apartamento com meu marido e uma estante cheia de livros gays.
2. O que te fez seguir a carreira de escritor?
Ter lido livros muito bons, que me inspiraram a gostar de literatura, e também livros muito ruins, que me desafiaram a escrever algo melhor só pelo desaforo.
3. O livro “Gay de Família” é a sua primeira obra? Fala um pouco do processo criativo da escrita do livro.
Gay de Família é meu primeiro livro publicado de forma tradicional, mas antes dele meu nome já havia aparecido em alguns projetos independentes e também em histórias no Wattpad. Escrever esse livro sobre um tio gay que vira babá dos três sobrinhos foi a melhor coisa que fiz na vida. Escrevi para me divertir, mas também para pôr meu nome no radar do mercado editorial. Funcionou melhor do que nos meus melhores sonhos.
Inspirações
4. O que te inspirou a desenvolver a narrativa de “Gay de Família”?
Eu escrevi a história que eu gostaria de ler. Talvez o que mais tenha me inspirado foi a quase ausência de histórias sobre homens gays adultos que não são focadas em romance. Eu queria explorar outros relacionamentos que existem na vida de homens gays, e brincar com essa relação de tio e sobrinhos foi um ponto de partida para mim, que também sou tio de três.
5. A literatura nacional não é muito explorada pelos leitores, isso tem sido um desafio?
Eu hoje sou muito feliz tendo meu livro publicado pela casa editorial que mais aposta em autores nacionais no Brasil, a Companhia das Letras. Não tenho ideia se alguém deixa de ler meu livro apenas por ele ser nacional. Sigo fazendo meu trabalho de conquistar leitores.
Próximos passos
6. Existem planos de novas obras para esse final de 2023? Quais são os seus próximos passos?
Ainda esse ano sai uma história nova. No mesmo estilo de comédia que os leitores encontraram em Gay de Família. Para 2024 pretendo entregar um livro inédito também, mas ainda estou trabalhando nesse projeto.
7. Seu livro ganhará uma adaptação cinematográfica, como se sente vendo sua obra chegar nas telonas?
Ainda não me caiu a ficha. Quando eu lancei Gay de Família de forma independente (antes de ser republicado pela editora Paralela, selo adulto da Cia das Letras), não imaginava que o livro ia chegar tão longe tão rápido. Eu ainda nem digeri que uma editora gigante se interessou pela história que escrevi, imagina que meu livro vai virar filme!
8. Como está o processo do filme? Pode nos dar algum spoiler do que vem por aí?
Nenhuma novidade por enquanto. Nesse processo eu sei tanto quanto todo mundo e não participo dos bastidores. Nesse momento, a bola está nas mãos da produtora Maria Farinha e tenho certeza de que esse projeto vai voar logo, logo.
Conselhos
9. Com a sua trajetória, o que você diria para quem está começando a escrever?
Existe público para tudo. Converse com outros autores antes de assinar contratos e querer abraçar o mundo inteiro. Valorize seu trabalho sendo o mais profissional possível. Estude o mercado editorial. Veja o que outros autores estão fazendo, aprenda com os erros e acertos deles. Aprenda técnicas de escrita, mas também saiba colocar seu coração nas suas histórias.
10. Por último, onde os leitores podem te encontrar e saber mais sobre seu trabalho?
Estou no Instagram, no Twitter e no Tiktok como @felipe_fgnds. As notícias mais importantes e outros textos meus vocês encontram no meu site, https://www.felipefagundes.com.br/
Por fim, essa foi a entrevista com o autor Felipe Fagundes. Obrigada Felipe!
Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-se. Você pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.