Geração Glee – O Musical é uma peça disponível no Teatro Clara Nunes no Shopping da Gávea, RJ. Assim a peça discorre pelos altos e baixos da vida de jovens do último do ensino médio. Os quais estão na busca por reconhecimento em sua carreira profissional e precisam lidar com os problemas da vida adulta ao mesmo tempo.
Abaixo acompanhe a entrevista que tivemos a oportunidade de fazer com a Diretora musical (Kika Tristão) e dois membros do elenco (Paulo Mendes e Luiz Gustavo) de Geração Glee – O Musical:
Kika Tristão – Diretora Musical
Com os percalços para alcançar seus objetivos, os jovens alunos aprendem com as lições da vida. O que você consideraria como a mensagem principal da peça?
Resposta: “Acredito que Glee fale de se aceitar, de amar e principalmente lutar por aquilo que você quer ou sonha em ser. Isso em todos os sentidos, profissional, amoroso ou na forma dos adolescentes em descobrirem a vida.”
Um espetáculo toca os corações de diferentes formas e tem sempre uma cena que mexe mais com quem assiste, até para quem a organiza. Como a sua cena preferida conversa com a realidade?
Resposta: “Esse espetáculo tem muitos núcleos e com certeza o público vai se identificar com algum. Mas a cena em que acontece um acidente que transforma a história de todos os personagens é algo muito forte e com certeza vai fazer todo mundo refletir na forma de lidar com o que não é aceito pela sociedade. Sem mais spoilers (risos).”
A mágica de quando pronto é um contraste aos obstáculos da construção da sintonia da peça. Qual é o sentimento de ver o espetáculo acontecendo e saber que você foi uma peça importante neste feito?
Resposta: “Nossa difícil falar, porque um espetáculo desse é feito por tantas mãos e tanta vontade que o resultado só poderia ser lindo como está. Mas é muito emocionante ver o que acontece na cabeça dos criativos lá no início tomando forma no palco, é uma sensação única. “
A comparação com o Glee da televisão se torna inevitável. Qual o maior diferencial, na sua opinião, para que essa obra se torne marcante também ao público brasileiro?
Resposta: “Pra mim a maior diferença está no próprio toque que cada ator deu em seu personagem, todos trouxeram um pouco da sua história e bagagem e só isso já deixa tudo com aquele tempero brasileiro que é só nosso.”
Elenco de Geração Glee – O Musical
As representações se comunicam com quem somos e geram reflexões a partir dessa conexão. Como você se identifica com seu personagem? Teve alguma característica pessoal que você “emprestou” ao seu personagem?
Paulo Mendes – Personagem Hal:
Resposta: “Meu personagem tem um drama pessoal muito específico sobre pressão, que mostra também sobre como até os nossos pais talvez até num modo de proteção e medo do que o mundo pode achar da gente pelo o que a gente faz da vida. Ser alguém “respeitado na sociedade” sendo um médico, que é colocado na cabeça dele por pressão da família como um trabalho nobre e mais importante do que ser um cantor que é o que ele realmente quer.
Eu coloquei muito do meu nervosismo e ansiedade com as coisas da vida pro Hal, usei muito da dúvida da adolescência sobre o que eu realmente quero fazer e como é difícil uma tomada de decisão. É um passo importante pra ele, é um passo pra vida adulta e é o que ele quer fazer. Eu acho que tem muita eu nessa questão da dúvida e tomada de decisão no personagem.”
Luiz Gustavo – Personagem Jonas:
Resposta: “Eu acho que representar é também descobrir quem a gente é. Porque a partir do momento que buscamos entender características que não são naturalmente nossas, acabamos investigando um pouco mais a nossa própria personalidade.
Meu personagem é diferente de mim, mas em algumas situações eu já me senti como ele se sente. E acho que todas as características do personagem são também características pessoais minhas, mas selecionadas e afloradas para aquele contexto, enquadradas para a visão que eu tenho do personagem.”
Confira também a matéria completa aqui no Portal.
Ou, ainda, a crítica sobre Geração Glee – O Musical.
Atualizada 14/02/2022 às 11:39 horas.