Samara Buchweitz, tem 22 anos, é formada em Publicidade e propaganda, com dois livros de poesia publicados. O livro “Coisas Que Gaurdei Pra Mim“, foi lançado em 2021 e conta com poesias da autora que traz ao mundo as própria emoções em palavras leves e com uma poesia marcada pela contemporaneidade. Em 2023, a poetisa lançou a obra “Outras Coisas Que Guardei Pra Mim”, como uma parte dois das emoções reveladas.

No segundo livro de Buchweitz, que vem como uma linha que segue o lançamento da obra anterior, nos transporta ao íntimo da autora, que traz nesta escrita um amadurecimento de sentimentos em relação à primeira obra. Lemos cada página, sentimos e nos identificamos com o que é dito em uma proporção natural, com algo semelhante à algo que já vivenciamos. 

Sem contar a delicadeza visual e aconchegante que o livro tem. O aspecto leve faz com que em uma tarde a leitura seja iniciada e concluída, com destaques das poesias que mais marcam cada um. 

E para complementar tudo isso, a autora contou mais detalhes sobre o processo de escrita e a paixão que á levou a querer tirar os escritos da gaveta e mostrar ao mundo. Samara concedeu uma entrevista bem completa ao GeekPop News e falou sobre a simbologia do próprio trabalho nos dias atuais.

Foto: Maxwell / Imagem de divulgação da autora Samara Buchweitz
Foto: Maxwell / Imagem de divulgação da autora Samara Buchweitz

Espero que se sinta super à vontade para responder cada uma das perguntas. Qualquer dúvida ou observação estou à disposição. Eu também recebi seu livro em formato físico e fiquei apaixonada. Parabéns pelo trabalho!

Muito obrigada! Fico extremamente honrada. É isso que me faz continuar.

Como surgiu essa vontade e desejo pela escrita?

A escrita para mim sempre foi um meio de desabafar aquilo que eu não conseguia expressar e adoecia dentro de mim. Então, comecei a escrever em cadernos, pegava páginas aleatórias e escrevia tudo aquilo que sentia no momento.

Sobre o livro “Coisas Que Guardei Pra Mim”, o que você pode introduzir sobre ele? O que as pessoas poderão encontrar ao ter essa leitura?

O livro “Coisas que guardei pra mim”, são sentimentos entalados em forma de poesia. Situações que passei descritas com toda sinceridade. As pessoas ao lerem, vão se sentir acolhidas. A minha forma de escrever sempre foi pensada em abraçar em palavras aquilo que muitos queriam gritar e não podiam ou conseguiam.

Agora também temos o “Outras Coisas que Guardei Pra Mim”. O que te induziu a tomar a decisão de lançar mais um livro? Como é ter a poesia como um guia para o seus dias?

O que me induziu a lançar outro livro, foram os meus leitores. Lancei o primeiro no impulso, mas as pessoas começaram a se identificar e eu fico até hoje emocionada com os relatos. Foi aí que eu entendi meu propósito. Eu vejo poesia em tudo, então é maravilhoso ter como guia, as coisas fazem sentido.

Imagem: Capas dos livros de Samara Buchweitz / Divulgação
Imagem: Capas dos livros de Samara Buchweitz / Divulgação

Tem alguma dificuldade que você encontra sendo escritora e poetisa? Como é isso pra você?

Sinto que a maior dificuldade é a pressão em escrever e entregar algo melhor do que eu escrevi antes. E, sempre ter em mente que é preciso escrever mais, mesmo não sabendo sobre o que falar. Muitas vezes me encontro vivendo experiências que não são minhas, para poder poetizar. Para mim é definitivamente desafiador. Além da minha vida se tornar cada vez mais pública e as pessoas esperarem cada vez mais de mim.

E sobre a escrita, o que te inspirou a desenvolver essa obra? Conta sobre seu processo como poetisa e o porquê de a poesia te chamar tanta atenção.

O que me inspirou a desenvolver os livros, foram as minhas próprias experiências. A poesia me chama atenção, porque são palavras que arrepiam e abraçam ao mesmo tempo.

Seus livros nos transportam para sentimentos profundos. Acredito muito que a poesia tenha esse papel de diário em nossas vidas, pois tem muito de nossas emoções em cada linha e até na forma de ver e se inspirar no mundo. Senti muito isso na sua escrita. Como é esse processo criativo para você, o que te inspira a escrever poesia?

Por mais clichê que pareça, a vida me inspira. Viver em prol da poesia é prestar atenção em cada detalhe. Estar atento nas letras das músicas, falas de filmes, conversas, paisagens, experiências boas e ruins. Não é sempre fácil, pois nem sempre estamos nos nossos melhores dias, mas no final sempre vale a pena.

Você tem mais planos futuros dentro da carreira como escritora? Pode compartilhar um pouco desses planos conosco?

Eu pretendo continuar dentro da poesia. Sinto que ainda tenho muito o que falar, pois cada fase da nossa vida é sempre diferente que a anterior. Mas quero ser mais profunda nas palavras da próxima vez, mais íntima. E, quem sabe migrar para outros gêneros também.

O que você diria para quem quer começar a escrever, mas ainda não se sentiu motivado para começar?

Não tenha medo, não existe certo ou errado na escrita. Seja sempre você mesmo e claro, não desista. Existem pessoas que precisam ler o que você tem para dizer.

E se quiserem saber mais sobre o seu trabalho, quais as plataformas e meios de te encontrar?

Estou sempre ativa no Instagram @samarabuchweitz e @coisasqueguardeipramim! Sempre que quiserem podem me chamar para conversar, amo a troca que eu tenho com os meus leitores. E, ambos meus livros estão disponíveis da Amazon!