A escritora e bordadeira Bárbara Mançanares lança no próximo dia 5 (sábado) o livro “A voz incauta das feras”, pela editora Patuá. O livro reúne poemas que trabalham a constituição das palavras, idiomas, assim como o encontro das palavras com o mundo real, fora do dicionário. O evento de lançamento acontece a partir das 17h, na cafeteria É Café, na cidade de Eunápolis, na Bahia. O livro também está disponível no site da Editora Patuá.

Na obra, a autora fala sobre a linguagem e o mundo natural. Os versos enigmáticos provocam os sentidos, dessa forma, convidando os leitores a pensarem nas questões que fogem do entendimento fácil e imediato. Portanto, o livro provoca uma reflexão a partir das imagens e das palavras.

O prefácio de “A voz incauta das feras” é de autoria de Aline Aimée. A escritora e psicanalista Carolina Hidalgo, assina a orelha e o posfácio. Ela afirma: “É como uma oração construída sílaba atrás de sílaba. A natureza como compositora do alfabeto que transcende o tempo. Entramos em contato, nestas páginas, com a selva indômita de nossos sonhos”. (texto da orelha).

Bárbara Mançanares procurou fugir da ideia de passar uma mensagem linear. Para ela, a escrita foi um grande experimento artístico. Dessa modo, ela aliou seus processos antigos a novas formas de criação:

Nos últimos anos, passei a perceber que essas palavras se repetem na minha escrita, criando uma espécie de território poético no qual eu mergulho. Fui criada na roça, no convívio com a terra, com o barro, com o verde, com os açudes, com o isolamento. Hoje vejo que esse território da infância, da adolescência e de parte da vida adulta influencia os temas e as imagens presentes na minha escrita”, reflete a escritora.

Sobre a autora

Bárbara Mançanares é poeta e bordadeira. Nascida no sul de Minas Gerais, vive atualmente na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia. É formada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. É autora dos livros “Maio” e “Cartografia do Corpo que Canta”, o último vencedor do Prêmio Nacional Mozart Pereira Soares de Literatura na categoria Poesia em 2023. 

Bárbara Mançanares atualmente trabalha na escrita de seu primeiro romance, com o apoio do Itaú Cultural. Além disso, publicará um livro de poemas em 2025, pela Editora Toma aí um poema (TAUP).