Testamos o jogo indie brasileiro “Esquadrão 51 contra os Discos Voadores” do estúdio Loomiarts para o Nintendo Switch e para o Playstation 4 e 5. O game se enquadra no subgênero de jogos eletrônicos de tiro, o shoot ‘em up, onde o jogador enfrenta diversos inimigos utilizando na maior parte das vezes uma nave espacial ou aeronaves.

Antes de mais nada, conheça o jogo:

Jogo brasileiro com cinemáticas em live-action

Lançado primeiramente para PC na plataforma Steam em setembro de 2022, Esquadrão 51 contra os Discos Voadores foi desenvolvido pelo estúdio Loomiarts, estúdio brasileiro, localizado em São Leopoldo, Brasil. O estúdio foi fundado em 2017 por Marcio Rosa, idealizador do game.

A criação e roteiro do jogo são de Márcio Rosa, com produção executiva de Matheus Piccoli e Giordano Gio, e direção das cenas de Felipe Iesbick. No elenco também estão Paula Souza, Adriane Azevedo, João França (1960-2020), Oscar Simch, e outros.

O jogo marca a maior produção de cutscenes em live-action já realizada para um videogame no país, com grande elenco e em glorioso preto e branco. Ou seja, toda a estética do jogo é toda em preto e branco, simulando fielmente os efeitos especiais dos filmes antigos.

Nesse aspecto, cabe ressaltar que as cutscenes ficaram fantásticas, uma vez que o jogo baseado é nos filmes de ficção científica dos anos 1950. Ou seja, você destrói naves que parecem que acabaram de sair de um filme antigo.

Esquadrão 51
Cena do jogo / Imagem: Divulgação

A forma como as fases são apresentadas, com títulos grandes como se fossem de um episódio de uma série foi uma ótima sacada para completar todo o clima e ambientação do jogo.

A história de Esquadrão 51 contra os Discos Voadores

O jogo começa com um vídeo informando que grupo de extraterrestres chamado Corporação Vega chega à Terra oferecendo recursos ilimitados ao planeta para auxiliar no progresso da raça humana, ou seja, eles querem viver em sociedade com os humanos. Inesperadamente, essa situação se complica quando o líder dos extraterrestres decide se intrometer na política, querendo comandar o planeta.

Diante disso, surge o grupo Esquadrão 51, que atua com o objetivo de servir de resistência contra esses “etês”, destruindo as naves espaciais com seus aviões de guerra. No jogo, você controla a Tenente Kaya, que luta junto com o Esquadrão para impedir Vega e seu implacável líder, o diretor Zarog.

“Esquadrão 51 contra os Discos Voadores”
Tenente Kaya. Imagem: Divulgação

Recursos do jogo

Esquadrão 51 contra os Discos Voadores possui comandos fáceis de aprender, mas é necessário um bom domínio para avançar no jogo.

O jogo possui os seguintes recursos:

  • Jogabilidade clássica de Shoot ‘em Up! possuindo quatro aeronaves diferentes e a possibilidade de configurar as armas especiais.
  • Jogo totalmente alocado em português, tanto os vídeos quanto o menu e as conversas dentro da gameplay.
  • O game possui 11 fases onde você lutará contra navios inimigos e chefes em diversos cenários, tais como: montanhas nevadas, florestas, paisagens urbanas e outros.
  • Dificuldade dinâmica – Não importa se você é um novato ou veterano, “Esquadrão 51 contra os Discos Voadores” conta com “dificuldade dinâmica” que permite que todos os pilotos aproveitem a batalha.
  • Multiplayer – Um segundo jogador pode entrar em um nível a qualquer momento. Ganhe pontos com seu amigo e desbloqueie novas armas especiais e atualizações.
Esquadrao 51
Imagem: Divulgação

O jogo conta com dois níveis de dificuldade. O Modo Normal, com checkpoints e melhorias salvas ao desbloquear. E o Modo Resistência, que é uma experiência mais difícil, se o jogador morrer, ele tem que reiniciar o jogo novamente.

Vale a pena jogar “Esquadrão 51 contra os Discos Voadores”?

Embora a gameplay do jogo seja simples, atirar e desviar dos projéteis, seu nível é bem desafiador. Ou seja, você vai suar um pouquinho para passar das fases, morrendo pelos tiros das naves, colidindo em outras ou até mesmo sofrendo danos com o cenário. Cabe ressaltar que a duração total do jogo é de cerca de 4 horas, o que pode se prolongar de acordo com cada jogador.

Além disso, as fazer vão ficando mais complicadas, devido aos cenários que envolvem tempestades, neves, e minas terrestres mais estreitas, diminuindo o espaço de voar.

Esquadrão 51 contra os Discos Voadores
Imagem: Divulgação

Surpreendentemente, mesmo se você não passar da fase, você ganha pontuação e libera melhorias no jogo que te ajudam a superar seus desafios.

Um ponto negativo é que como o jogo é todo preto e branco, alguns cenários ficam bem poluídos, e você nem sempre sabe qual o motivo que sua nave explodiu. De toda forma não atrapalha o gameplay.

Em relação aos testes realizados no Nintendo Switch e no Playstation 5, não constatei tantas diferenças. È lógico que a capacidade de processamento do Playstation é bem superior ao do Switch, mas fora isso o jogo teve um ótimo desempenho nos dois consoles.

Destaca-se também a trilha sonora, que remete muito aos filmes mais antigos de ficção científica encaixando perfeitamente com a história do jogo. se encaixa bem na proposta da trama.

Diante de tudo o que foi falado, Esquadrão 51 contra os Discos Voadores consegue agradar os jogadores mais novos e também os mais velhos trazendo essa pegada mais retrô e bem nostálgica. Acertando bastante no estilo dos jogos de nave.

Esquadrão 51 contra os Discos Voadores está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox e Playstation.

Matéria atualizada em 21/10/2023 às 09:20.