Seja em um bar, em uma festa ou em um casamento, nos primeiros cinco segundos da música “Evidências” o reconhecimento é geral e imediato. Composta por uma letra romântica e um ritmo envolvente, a canção se tornou uma das mais famosas do Brasil e é conhecida no mundo todo.
Quando foi criada pelos compositores José Augusto e Paulo Sérgio Valle no final dos anos 1980, “Evidências” passou por um breve processo antes de ser gravada e popularizada pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.
Inicialmente, a canção foi rejeitada pela gravadora dos compositores. Porém, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o hit nacional foi gravado pela primeira vez por Leonardo Sullivan em seu álbum “Veneno, Mel e Sabor“.
“Eu tenho medo de te dar meu coração, e confessar que eu estou em tuas mãos“. Os primeiros versos mostram a insegurança e o medo de se entregar. Inclusive, Valle já teorizou sobre se tratar das três fases do amor: a conquista, a quase perda e a recuperação.
Pensando nisso, é possível entender porque se tornou um sucesso tão grande e de tanta representação. Afinal, a faixa foi regravada em quatro idiomas: espanhol, francês, italiano e inglês. Além de ser a música mais cantada em karaokês no Brasil – e regravada mais de 80 vezes.
“Mas a verdade é que eu sou louco por você, e tenho medo de pensar em te perder“. O hino que demonstra vulnerabilidade e a coragem a de se entragar mesmo diante da incerteza, traz um romantismo imenso que muitas vezes é esquecido ou mesmo deixado de lado. Por isso, se torna tão contagiante quanto real a medida que os anos passam, e as novas gerações, cada vez mais, trazem a música para a nossa realidade atual.
“Evidências do amor”
Essa semana estreia nos cinemas o filme Evidências do Amor, estrelado por Sandy Leah e Fábio Porchat, que conta a história de um casal que acaba de terminar um relacionamento de três anos. No entanto, sempre que a música “Evidências” toca, o personagem de Fábio é levado de volta ao passado para entender o que deu errado.
Assim, dirigida por Pedro Antônio, a comédia romântica tem a música como personagem principal e promete ser uma homenagem divertida ao icônico “hino” brasileiro.
LEIA TAMBÉM: Crítica – Evidências do Amor