Nesta terça-feira (30), Fafá de Belém utilizou suas redes sociais para criticar o Rock in Rio pela exclusão de artistas nortistas no recém divulgado Dia Brasil do festival. No dia 21 de setembro, o lineup será formado somente por artistas nacionais, de diversos gêneros e ritmos brasileiros, porém, a artista ressaltou a falta de representantes da região Norte do país.
“A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país?”, é o que disse a cantora em seu texto. Ela ainda aproveitou para destacar nomes da música nortista que mereciam ser incluídos no evento, como Dona Onete, Gaby Amarantos, Joelma e Aíla. Confira:
LEIA TAMBÉM: Rock in Rio anuncia Dia Brasil com atrações de sertanejo, pagode, MPB e mais
Dessa forma, a cantora questionou se o Norte sempre será somente uma “peça decorativa” para as festas de elite. Além disso, mencionou a ausência de ritmos e artistas indÍgenas que representam a cultura brasileira tanto quanto outros gêneros que farão parte do festival.
“É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um DIA BRASIL e nos coloca da porta pra fora. Mais uma vez nos provam que o norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito!”
Assim, nos comentários da publicação, Fafá de Belém recebeu o apoio de diversos artistas do norte, como Joelma, que disse: “Não vão nos apagar. O norte também faz parte da cultura Brasileira!”
Resposta do Rock in Rio
Em comunicado oficial enviado à nossa redação, o Rock in Rio informou o seguinte posicionamento:
“O line-up do dia 21 de setembro, como anunciado durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (29), apesar de divulgado ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação. O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música “Deixa o Coração Falar” revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Facões.
O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos. Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line up de todos os palcos. Um exemplo disso foi o Show Para Pop, já realizado no Palco Susnet, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco”
Dessa maneira, a expectativa é que novos nomes sejam anunciados para o lineup do Dia Brasil nos próximos dias, incluindo representantes da cultura nortista.
*Matéria atualizada em: 30/04/2024 às 18:20.