Desenvolvido pela Neversoft, e publicado pela Activision, Guitar Hero III foi apresentado no dia 28 de outubro de 2007 para as plataformas PlayStation 2 e 3, Xbox 360 e Wii.
Afinal, sendo muito mais do que um jogo, Guitar Hero III: Legends of Rock fez reacender a chama do Rock’n Roll e até hoje é considerado o melhor jogo de Guitar Hero.
O jogo revolucionou o modo multiplayer, tornando-se o primeiro jogo a ultrapassar um bilhão de dólares em vendas, levando o título de mais vendido de 2007, segundo a desenvolvedora.
Se tornando uma estrela do Rock
Guitar Hero III transformou o sonho de muita gente em realidade, tendo a opção de um controlador sem fio no formato de uma guitarra, o jogador tinha a chance de ser uma estrela do Rock sem sair de casa, mesmo sem nunca ter tocado antes.
Tendo uma jogabilidade igual aos títulos anteriores, Legends of Rock se destacou pela trilha sonora e nos personagens ícones.
Com o modo carreira, como também as modalidades cooperativas e competitivas, foi o primeiro jogo a incluir o modo multijogador online, esse presente nas versões PlayStation 3, Wii e Xbox 360.
Inicialmente, o jogo oferece mais de 70 canções, sendo a sua maioria masterizadas; as versões para Xbox 360 e PlayStation 3 permitem o download de faixas extras, fazendo com que a experiência se torne melhor.
Agora os músicos Tom Morello e Slash aparecem como oponentes e personagens jogáveis no jogo assim como Bret Michaels, mas esse sendo apenas um personagem não jogável.
Jogabilidade
A tradição continua, o gameplay se passa em uma tela onde algumas notas musicais vão se aproximando em um local específico, e o jogador aciona o comando no momento exato para conseguir tocar a música, seja no controle convencional ou na guitarra.
A dificuldade escolhida altera a quantidade de notas musicais que o jogador precisa acertar bem como as recompensas, que aumentam de acordo com a dificuldade jogada.
Modo Carreira
O modo carreira é jogado apenas por um jogador e apresenta oito níveis, com um total de 42 canções. Dentro de cada nível, o jogador completa um número de canções, depois que um nível é concluído, um novo é desbloqueado.
Como resultado o jogador ganha dinheiro que pode ser usado para desbloquear novos personagens, trajes, guitarras, canções bônus e vídeos.
Sendo o primeiro jogo da franquia a oferecer um enredo através de cenas de desenhos animados. A estória conta a trajetória de uma banda de bairro ao assinar um contrato com um misterioso produtor musical, ganhando fama e tocando no mundo todo.
Mas quando a banda tenta dar fim no contrato, o produtor, Lou, revela ser o diabo, sendo o contrato da gravadora na verdade um contrato de almas.
Pra dar fim ao mesmo, Lou obriga a banda a tocar contra ele no submundo, num concerto ao vivo, chamado Lou’s Inferno.
Tendo derrotado Lou de forma justa, a banda consegue finalmente quebrar o contrato e retornar ao mundo mortal com o título de Rock Legends.
Multijogador
No modo online o jogador pode competir contra outro através do serviço de rede do console. Sendo esses desafios: modo de ataque de pontuação, onde dois jogadores tentam obter pontuação em uma determinada canção.
Desafio Face Off, onde os jogadores podem selecionar diferentes níveis de dificuldade e o modo Pro Face Off, que exige que os jogadores joguem na mesma dificuldade.
Controladores
Segundo Lee Guinchard, vice-presidente de hardware da RedOctane, os controladores sem fio foram a principal consideração do jogo. Desenvolvidos no formato de uma guitarra Les Paul e Kramer Striker, o console se tornou febre.
Em todos os modelos os braços são destacáveis, facilitando o transporte, fazendo com que o jogador tenha a possibilidade de jogar como um verdadeiro astro.
Trilha sonora
O jogo apresenta 73 canções; 42 fazendo parte da lista principal do jogo, 6 exclusivas do modo cooperativo e as 25 restantes faixas bônus.
Além de suportar faixas extras para download nas versões Xbox 360 e PlayStation 3; várias canções e pacotes foram disponíveis no Xbox Live Marketplace e na PlayStation Store.
Cd da trilha sonora
Como parte da ação promocional do lançamento do jogo, um CD com uma trilha sonora chamado Guitar Hero: Legends of Rock Companion Pak foi lançado.
Lista de faixas:
Repercussão
O jogo, de um modo geral, recebeu várias críticas positivas na época do lançamento causando um impacto cultural gigantesco.
Em outras palavras, com sua popularização vários locais começaram a oferecer festas em prol do jogo. o que fez com que os lucros triplicassem.
Em suma, devido ao grande sucesso do jogo, grandes empresas de jogos, entraram com projetos concorrentes do Guitar Hero, como o jogo Rock Band.
Porém, todos os críticos tiveram a mesma opinião: Guitar Hero foi o “Salvador do Rock” devolvendo a popularidade de bandas como Aerosmith e Guns N’Roses.
Impacto no Brasil
A presença do jogo no país fez com que várias pessoas se tornassem amantes do rock. Várias pessoas que não conheciam o estilo acabaram gostando, o que deu início ao maior campeonato de Guitar Hero do país: O Rockplay.
Guinness World Records
O Guinness World Records, reconhecendo a popularização do jogo, criou uma categoria especial para o mesmo, tendo como faixa Through the fire and flames como referência, sendo a música mais difícil do jogo.
Apenas dois jogadores conseguiram o triunfo, Chris Chike, vencedor nacional de Guitar Hero III, e Danny Johnson, atual ganhador do título. Os dois completaram a canção sem perder uma nota, atingindo a pontuação máxima.
Processos jurídicos
Em novembro de 2010, Axl Rose processou a Activision em vinte milhões de dólares alegando o uso indevido de canções da banda Guns N’Roses.
No processo, Rose afirmou que quando soube que um personagem parecido com Slash e algumas canções da banda seriam incluidas no Guitar Hero II, ele recusou que a empresa usasse utilizasse a música Welcome to the Jungle no terceiro jogo da franquia.
De acordo com alegações da época, a Activision so poderia usar os itens como material promocional, mas no fim das contas acabou sendo incluído no jogo.
Por fim, depois de muitas reivindicações, o juiz teria negado a petição do caso, indicando como motivo principal o atraso do lançamento do jogo.
Por fim, mesmo sendo citado como sendo um jogo muito difícil, Guitar Hero III: Legends of Rock reacendeu a apaixão pelo Rock’n Roll.
Acima de tudo, esse jogo deixou sua marca na cultura e principalmente no mundo, sendo jogado até hoje.
Quase 20 anos dessa lenda que me fazia sentir A ROCKEIRA (e eu nem tinha a guitarra)