O primeiro jogo da franquia The Legend of Zelda foi lançado em 1986. Além disso, o game também é conhecido como The Hyrule Fantasy. A série de jogos foi criada pelos incríveis Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, e tem o seu foco no gênero de ação e aventura, com pitadas de RPG de ação e resolução de quebra-cabeças.

Os jogadores irão controlar o personagem Link, que vem acompanhado com um pequeno escudo. Contudo, logo no início Link receberá uma espada para se aventurar em uma caverna.

The Hyrule Fantasy introduz elementos de jogos de RPG de ação e aventura. Bem como, utiliza da perspectiva aérea para acompanhar o personagem principal nas aventuras pelo mapa. Ao mesmo tempo que Link viaja pelo mapa, moradores e comerciantes ajudam a guiar o personagem com pistas enigmáticas. Os ajudantes estão espalhados por muitos lugares do mapa, e sempre vão tentar ajudar o herói.

Juntamente com isso, outros personagens irão tentar atrapalhar o progresso dos jogadores. As criaturas estarão prontas para batalhar controla o Link, e ele precisará lutar para encontrar a localização das entradas das noves masmorras subterrâneas.

Imagem: The Legend of Zelda (Nintendo)

The Legend of Zelda

O jogo conseguiu trazer muitas ideias inovadoras, e foi pioneira na forma de contar a história de Link. Com mais de 35 anos desde o seu lançamento, a franquia utiliza diversos pontos cruciais desse jogo para continuar o legado. Desse modo, os jogadores ainda conseguem aproveitar tudo o que tem de melhor nessa aventura contagiante.

A aventura de Link não é somente entrar em cavernas ou lutar contra inimigos, é explorar os diversos segredos que pairam no mundo fantástico de Hyrule. E mesmo assim, a ação e aventura são o toque especial que apresenta o melhor de toda a franquia. Da mesma forma, a história por trás da Triforce encanta os jogadores e faz com que tenhamos ideias para onde essa aventura pode levar o jogador.

Os jogadores irão conhecer o herói Link, mas não é só ele que existe no pequeno reino na terra de Hyrule. A Princesa Zelda escondeu os oito fragmentos da Triforce da sabedoria antes de ser raptada pelo vilão. O príncipe das trevas, Ganon, está por trás do rapto da princesa, e também busca os artefatos da Triforce.

Recepção e Relançamentos

Desse modo, o sucesso não poderia ser diferente. The Legend of Zelda vendeu mais de 6,5 milhões de cópias e foi o primeiro título do NES a fazer mais de 1 milhão em vendas. Além disso, é citado constantemente como o melhor jogo de vídeogame do NES já criado por conta da sua forma de inovar com o gênero do jogo.

Assim como, o jogo foi relançado diversas vezes para muitos consoles da Nintendo. E os jogadores podem adquirir pelo Nintendo eShop. The Legend of Zelda passou pelo Famicom, GameCube, Game Boy Advance e também no Nintendo 3DS.

Curiosidades

A franquia trouxe muitos momentos inovadores e desafiadores para o jogo. Com isso, o final do jogo não poderia ser diferente e os jogadores podem acessar uma nova missão chamada, Second Quest. Dessa forma, após completar o jogo, você terá acesso a uma missão mais difícil, em que os posicionamentos dos itens e as masmorras estão localizados em locais diferentes.

Nesse sentido, o jogo acaba tornando a aventura ainda mais desafiadora. E os inimigos ficarão ainda mais fortes para enfrentar. Contudo, os jogadores podem acessar esse modo a cada vez que o jogo é concluído e também podem acessar a qualquer momento, vocês só precisam iniciar um novo arquivo com o nome “ZELDA”.

Tabuleiro do The Legend of Zelda

Com o sucesso dos jogos, a aventura não ficou somente nos videogames. The Hyrule Fantasy adquiriu uma versão em formato de jogo de tabuleiro, e a versão é bastante idêntica ao original. Entretanto, essa aventura só ficou disponível em território japônes, mas os jogadores conseguem encontrar em lojas online.

Tabuleiro do The Huryle Fantasy
Imagem: Tabuleiro do The Huryle Fantasy

O tabuleiro do The Legend of Zelda tem um mapa do mundo, quatro peões do Link em diferentes cores, tabuleiro para cada jogador. Além disso, um dado para ataque e defesa, e também um livro de regras.

Trilha Sonora

A franquia não poderia ficar sem uma trilha sonora, e a cada resolução de um quebra-cabeça a música está presente. Os jogadores podem se alegrar com os diversos instrumentos musicais que cativam a trilha sonora do jogo. E tudo isso graças ao diretor e compositor, Koji Kondo. Ele escreveu o “Zelda Theme” que está entre um dos temas mais conhecidos no mundo dos videogames.

E tudo isso aconteceu por conta que a Nintendo não conseguiu os direitos da música Maurice Ravel ‘s Boléro. Naquele momento, a música não estava com os direitos expirados para utilização.

Franquia

O lançamento do jogo está quase completando 38 anos, e nada mais especial do que falar sobre esse clássico dos games e da comunidade. O último título da série foi Tears of the Kingdom, e muitos fãs esperam ansiosos para alguma nova aventura com Link e sua turma.