A Faro Editorial, através do selo Poseidon, lançou o primeiro volume da duologia de fantasia épica “Fantasia Nórdica: A saga de VEI”, escrita pela autora sueca Sara Bergmark Elfgren e ilustrada por Karl Johnsson. A narrativa tem um protagonismo femino muito forte, com elementos completos para quem gosta de histórias de mitologia nórdicas, com batalhas e sobrevivência.
Sobre a “Fantasia Nórdica”:
A história é baseada na mitologia nórdica e acompanha as aventuras de Vei, uma guerreira que foi traída por seu deus e arremessada ao mar, mas que descobre ter uma missão perigosa e mortal ao lutar com os campeões de Asgard, os heróis de Odin.
A jovem Vei, treinada para se tornar a maior guerreira de Jotunheim, a escolhida de seus deuses.
A narrativa se inicia com ela sendo resgatada por um barco Viking. Assim, Vei retorna à Jotunheim, a terra dos lendários gigantes, onde ela se torna a peça principal do Meistarileikir, um jogo sangrento entre humanos, gigantes e deuses, que irá determinar quem terá o direito de reinar sobre Midgard.
Sem poder confiar no próprio deus que um dia serviu, Vei precisa não só lutar pela honra e glória dos gigantes ou pelo trono de Midgard, mas também pela sua própria vida, em uma batalha épica entre guerreiros, valquírias, monstros e deuses, em que apenas um sai vivo.
No entanto, Vei descobre que os deuses de Asgard estão trapaceando durante o torneio quebrando regras que são claras antes mesmo do início das competições.
Ela tentará encontrar formas de manter a honra e vencer o torneio que há muito tempo vem sendo dominado pelos deuses.
Sensações durante a leitura:
Primeiramente, a escrita prende o leitor do início ao fim, além de trazer um protagonismo poderoso e forte de Vei, que se torna até uma personagem inspiradora. As descobertas que vão surgindo durante toda a história são essenciais para os fãs de literatura e cultura nórdica. Os poderes de cada combatente também chamam a atenção, mostrando os pontos fracos que existem até mesmo nos combatentes que parecem impossível de haver derrota e a forma que a HQ retrata essas fraquezas.
Mais detalhes sobre o lançamento de “Fantasia Nórdica”:
Assim, a história é uma graphic novel que se tornou um best-seller na Suécia e vencedora do IBPA Awards, sendo publicada em 8 países. É uma aventura perigosa que joga o homem contra seus próprios deuses, em uma batalha pela vida, semelhante à Jogos Vorazes.