Para promover a cultura afro-brasileira e dar visibilidade à obra de autores negros, a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre contará, pela primeira vez, com uma curadoria dedicada à Literatura Negra. O evento está marcado para acontecer de 1º a 20 de novembro, na Praça da Alfândega.

A coordenação será da escritora e musicista Lilian Rocha, que promete um olhar atento e diversificado. Portanto, a sua ideia é englobar tanto os escritores mais renomados como aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de se apresentar em um evento de tamanha relevância.

Além disso, a programação contará com a presença do poeta Cuti, criador do conceito ‘literatura negrobrasileira’ e de Lilia Guerra, finalista do Prêmio São Paulo. “É necessário naturalizar essa presença, não como algo extraordinário, mas como reconhecimento dessas trajetórias literárias que contribuem há muito tempo em nosso país”, destaca a curadora.

Neste ano, a Feira do Livro de Porto Alegre promete ser um dos maiores já realizados, pois contará com 176 eventos literários, além de dez autores de nacionalidades diversas. A programação também trará expressões artísticas através de saraus poéticos e apresentações musicais. O objetivo, assim, é mostrar a diversidade e a potência da cultura afro-brasileira.

Sobre a curadora

Foto de Lilian Rocha
Crédito: Divulgação | Foto: Alisson Moura


Natural de Porto Alegre, Lilian tem seis livros publicados, entre eles: “Rochedos também choram” (2023) e “Oju Dudu” (2024). Em 2021, foi patrona da Feira do Livro de Canoas. A escritora também integra importantes entidades do cenário literário: é membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia.

Além disso, é vice-presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional RS. Também é vice-presidente social da Associação Gaúcha de Escritores (2023/2024) e conselheira fiscal da Sociedade Partenon Literário. Lilian Rocha acrescenta experiência e cultura para a Feira do Livro de Porto Alegre.

Redatora em experiência sob a supervisão de Anna Flávia Lopes