A cultura sul-coreana está vivendo o seu auge no Brasil. Quem entrou em livrarias recentemente notou capas vibrantes e nomes até então pouco conhecidos ocupando o topo das listas de mais vendidos. Enquanto Han Kang elevou o patamar da ficção com seu Nobel de Literatura, o autor Cheon Myeong-Kwan prova que a fantasia asiática pode ser muito interessante.
Mas o que explica esse sucesso repentino? Analisamos as tendências que levaram os autores asiáticos ao topo das listas e separamos as obras essenciais para você começar a ler agora.
Han Kang e Cheon Myeong-Kwan
Após vencer o Prêmio Nobel de Literatura (2024), Han Kang tornou-se mundialmente conhecida. Sua obra mais famosa, “A Vegetariana” (2007), venceu o International Booker Prize, considerada a entrada para a leitura das obras da autora. A protagonista representa a rebeldia feminina e, por isso, encara consequências brutais frente à sociedade.
Suas obras seguintes: “Livro Branco” (2011), “Atos Humanos” (2014) e “Sem Despedidas” (2025) falam sobre luto, memórias, violência, assim como características da Coreia do Sul moderna. As obras de Han Kang estão disponíveis em português tanto na Amazon quanto nas livrarias parceiras.
Já o romancista Cheon Myeong-kwan, com suas obras fantasiosas e satíricas, realiza importantes críticas sociais sobre a sociedade coreana. Em “A Baleia” (2004), seu livro mais famoso, ele traz uma narrativa épica que atravessa décadas. Através da história de três mulheres, ligadas por uma vila remota. Já “Minha Família Envelhecida” (2010) aborda os dilemas de uma família que, incapaz de se sustentar sozinha, passa a viver na casa da mãe.
A Nova Tendência: “Ficção de Cura” (Healing Fiction)

Além das narrativas de ficção, alguns leitores estão apostando também nas obras da chamada Ficção de Cura ou Healing Fiction. São narrativas ambientadas em locais acolhedores como pequenas livrarias, cafés ou lavanderias. O foco não está no conflito, mas no amadurecimento emocional e na gentileza do cotidiano.
Leia também: Rebecca Yarros: entenda a sequência para ler as obras da autora
Um exemplo é “A Misteriosa Confeitaria da Meia-Noite” de Lee Onhwa. Lançado no Brasil pela Paralela em 2025, segue a jovem Yeonhwa, que assume uma confeitaria mágica que funciona das 22h à meia-noite. No local, ela atende almas perdidas e prepara doces que as ajudam a resolver questões pendentes.
Imagens de Capa: Geoffroy van der Hasselt AFP | LTI KOREA
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram