Fernanda Teixeira Ribeiro, com seu talento brilhante, acabou de fazer história ao tornar-se a primeira mulher a ganhar o famoso Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos: Novas Obras em Língua Portuguesa. Ela veio de Uberaba, Minas Gerais, com uma caneta na mão e uma história para contar. Aliás, seu romance “Cantagalo” não é apenas mais um livro; é uma mistura de paixão e história que vai deixar você sem fôlego.

A estrela deste livro é Dona Praxedes, uma mulher destemida e cheia de mistérios. Uma vez que à medida que ela lidera sua família e enfrenta os desafios de uma época dominada pelos homens, você vai se pegar torcendo por ela, rindo com ela e, talvez, até mesmo chorando um pouquinho.

Reprodução | Instagram (@fernandatribeiro)

Mas a história de Fernanda Teixeira Ribeiro vai muito além das páginas de um livro. Sobretudo, com sua vitória no Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa, ela está conquistando corações em todo o mundo lusófono. E com sua obra prestes a ser publicada em Portugal pela renomada editora Guerra e Paz, você pode ter certeza de que vai ouvir muito mais sobre ela nos próximos tempos.

Prêmio Revelação Literária Lisboa 

O Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos: Novas Obras em Língua Portuguesa é uma distinção de destaque no universo literário lusófono. Além disso, o júri é composto por acadêmicos, críticos de literatura e escritores representativos de diversos países de língua portuguesa, incluindo Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Macau.

Em seguida, promovida pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Câmara Municipal de Lisboa, essa premiação anual reconhece um original inédito de romance ou poesia em língua portuguesa. Fernanda Teixeira Ribeiro conquistou um lugar especial na história ao ser a primeira mulher a vencer este prêmio, que se iniciou em 2016.

Desse modo, durante todo o processo de leitura e avaliação dos romances concorrentes, o júri mantém em sigilo a autoria das obras. Somente após a decisão do júri, revela-se o nome do autor do romance vencedor. Eles elogiaram “Cantagalo”, obra de Fernanda Teixeira Ribeiro, por seus “diálogos vivos” e por ser uma “alegoria do Brasil”.

Sobre a autora

Nascida em 1984 em Uberaba, Minas Gerais, Fernanda Teixeira Ribeiro tornou-se a primeira mulher a vencer o Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novas Obras em Língua Portuguesa com seu romance “Cantagalo”. Assim, formada em Comunicação Social e doutora em Ciências do Desenvolvimento Humano, ela também se destaca como pesquisadora na área da neurobiologia das emoções, além de atuar como jornalista e editora de ciência.

Em 2019, participou do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) da Casa das Rosas e integra o coletivo artístico In-Fâmia, sendo co-autora da antologia de contos “Somos Todos Perigosos” (Urutau, 2021).

Portanto, prepare-se para se apaixonar por “Cantagalo” e pela incrível Fernanda Teixeira Ribeiro. Com seu estilo descontraído e sua habilidade em contar histórias, ela vai te levar em uma viagem que você não vai esquecer tão cedo.