Prestes a deixar o Ministério da Fazenda, Fernando Haddad discute o processo que levou ao atual modelo capitalista. Em “Capitalismo Superindustrial: Caminhos diversos, destino comum” da Editora Zahar, Haddad reúne os seus principais estudos sobre economia política e a natureza do sistema soviético. Os textos foram escritos durante as décadas de 1980 e 1990 e passaram por revisão e ampliação.
O autor traz sua experiência tanto acadêmica quanto na gestão pública para analisar historicamente as características do capitalismo, assim como os desafios atuais. Assim, com uma linguagem erudita, mas acessível, Haddad discute temas como a acumulação de capital na periferia do capitalismo, o conhecimento como fator de produção, assim como as novas configurações de classe.
“Como indica o nome, o capitalismo é uma sociedade de classes. Quais são elas? Elas mudam e se recombinam ao longo da história? A incorporação da ciência à economia cria uma nova classe social? Neste livro instrutivo e inteligente, Fernando Haddad explora terrores, paradoxos e oportunidades da sociedade comandada pelo capital.”
Roberto Schwarz
Teoria e realidade no século XXI
A obra não se limita a revisitar os estudos originais do ministro; ela expande o horizonte analítico ao contemplar a densa bibliografia produzida desde a década de 1990. A obra, portanto, é um diálogo atualizado com as principais teorias econômicas contemporâneas.
Desse modo, o texto aborda os desafios colocados pelo advento da China como potência global, investigando como a ascensão do gigante asiático reconfigurou as cadeias de produção, o papel do Estado e a própria dinâmica do chamado ‘capitalismo super industrial’ no século XXI. O livro está disponível no site da Companhia das Letras e na Amazon.
Leia também: Vitória Gomes descreve apagamento da memória das mulheres
Sobre o autor
Fernando Haddad (São Paulo, 1963) é professor do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP. Com uma sólida trajetória acadêmica, é bacharel em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela mesma instituição. Foi Ministro da Educação nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além de prefeito de São Paulo (2012-2016).
Atualmente, ocupa o cargo de Ministro da Fazenda. Sua produção intelectual inclui as obras “O sistema soviético” (1992), “Trabalho e linguagem” (2004), “Universidade, Periferia e a cidade de São Paulo” (2020) e “O Terceiro Excluído” (2022), além de diversas contribuições como coautor em publicações acadêmicas.
Créditos: Companhia das Letras
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.