Começou a contagem regressiva para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A edição de 2024 acontece entre os dias 09 e 13 de outubro, deve reunir visitantes não apenas do Brasil, mas também do exterior. A Flip desse ano deve discutir a velocidade com que as informações circulam atualmente. Além disso, é importante falar sobre Inteligência Artificial, Fake News, assim como elas afetam a percepção das pessoas.

É nesse mundo cada vez mais conectado que o universo literário precisa se reinventar. Dessa forma, os escritores devem adaptar seus trabalhos para as novas mídias, conforme é melhor para o leitor. Portanto, é essa ideia que deve guiar a 22ª edição da FLIP. Os ingressos estão à venda no site oficial da Flip, basta acessar o link. 

Entre os autores confirmados para esse ano estão: Cacique Raoni, uma das maiores lideranças indígenas do Brasil, Flora Thomson-DeVeaux, Patrícia Campos Mello, assim como Micheliny Verunschk. A curadoria é responsabilidade de Ana Lima Cecílio. Com mais de vinte anos no mercado editorial, foi a responsável por trazer grandes autores para o Brasil, como Elena Ferrante. 

João do Rio: Autor homenageado

Crédito: Flip

Esse ano, a Festa Literária Internacional de Paraty vai homenagear o escritor João do Rio. O nome do pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921). Autor, cronista, crítico de arte, João do Rio escreveu não apenas romances, ensaios e contos, mas também peças de teatro, conferências sobre política, costumes e moda. Além disso, ele também trabalhou como repórter em jornais e revistas. 

João do Rio entrou para a Academia Brasileira de Letras aos 29 anos. Circulava pelos salões mais ilustres da alta sociedade do Rio de Janeiro, assim como subia o morro para ouvir os moradores mais humildes. Desse modo, ele se tornou um porta-voz das pessoas que não tinham espaço na imprensa, contribuindo muito para a democratização das informações. 

Portanto, um dos maiores festivais de literatura do mundo acerta ao homenagear João do Rio. Seu legado tanto para a literatura quanto para a imprensa é gigantesco, e os leitores merecem conhecer mais sobre ele.