Festival Curta Cinema encerrou a 34ª edição, após apresentar 156 filmes brasileiros e internacionais de 25 países, em sete dias de evento presencial. Todas as sessões foram gratuitas no cinema Estação Net Botafogo, que também era o palco da cerimônia de premiação. Dois filmes concorrerão a uma vaga no Oscar® 2026: “Moti”, de André Okuma, e “Green Gray Black Brown”, de Yuyan Wang. Nesse sentido, eles estão automaticamente qualificados a concorrerem a uma indicação na categoria Melhor Curta-Metragem.

“Moti”, vencedor do Grande Prêmio da Competição Nacional, é um filme nipo-okinawano-brasileiro e narra a história da vó Nami e os seus netos, Jun e Midori. O plano de fundo são as eleições de 2022, entretanto, as memórias de Nami nos levam a nuances da Segunda Guerra Mundial. “Green Gray Black Brown” é uma parceria entre China, França e Coreia do Sul. O curta é uma ficção científica filosófica que expõe o lado obscuro da indústria de plásticos e tecnologia, onde uma gosma escura com resquícios da era Jurássica ressurge nos shoppings de hoje.

O Festival Curta Cinema tivemos na competição nacional, “O Amor Não Cabe Na Sala”, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira (Bahia), arrematou o Prêmio de Melhor Direção. Além disso, “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (Santa Catarina e São Paulo), conquistou o Prêmio Especial do Júri.

Na competição internacional tivemos “Things Hidden Since The Foundation of the World”, de Kevin Walker e Irene Zahariadis (EUA), foi o vencedor na categoria Melhor Direção. O Prêmio Especial do Júri foi para “The Poison Cat”, de Tian Guan (China).

Festival Curta Cinema e vencedores

Além dessas premiações e a chance de concorrer a uma vaga no Oscar® 2026. Os melhores filmes das mostras Panorama Carioca e Panorama Latino-Americano foram, respectivamente, “Doença É Vida”, de Rogério Cavalcante e Castro e “Babilônia”, de Duda Gambogi (Cuba). Bem como, “O Colecionador de Cheiros de Nucas Femininas”, de Natália Damião e Ana Clara Vidal de Negreiros, foi o vencedor do Prêmio Primeiros Quadros.

Assim como, “Arame Farpado”, de Gustavo de Carvalho, recebeu o Prêmio Canal Brasil de Curtas. E que venceu o Prêmio Canal Like foi “Moti”, o grande ganhador da Competição Nacional do festival. “A Voz do Mestre”, de Renato Sircilli (São Paulo) e “Monami”, de Diego dos Anjos, receberam o Prêmio Melhor Projeto do 27º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem.

Confira abaixo a lista das outras premiações:

Menção Honrosa:

“Mãe da Manhã”, de Clara Trevisan (Rio Grande do Sul)

“Fale a Ela o Que Me Aconteceu”, de Pethrus Tibúrcio (Pernambuco)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Melhor Direção

“Things Hidden Since The Foundation of the World”, de Kevin Walker e Irene Zahariadis (EUA)

PRÊMIOS DE PÚBLICO

Panorama Brasil

“Procura-se uma Rosa”, de Júlia Moraes (Rio de Janeiro)

Prêmio “Especial Primeiros Quadros” de Melhor Direção:

“Mexeu Comigo”, de João Hiago Oliveira, Danilo Rodrigues e Sara Maylyne (Sergipe)

Curtas no Itaú Cultural Play

Nesse sentido, a plataforma gratuita Itaú Cultural Play irá exibir de 1º a 15 de maio uma seleção de produções desta edição do Curta Cinema. Sendo assim, os sete curtas-metragens presentes na plataforma integram as categorias Mostra Competitiva Nacional, Mostra Competitiva Primeiros Quadros e Panorama Carioca.

Com isso, o acesso à plataforma pode ser feito Itaú Cultural Play nas smart TVs da Samsung, LG e Apple TV. Bem como, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast.

Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.