O Festival de Cinema de Gramado está a todo vapor. Na quinta-feira, 17, foi a vez da atriz e comediante Ingrid Guimarães ser agraciada com o Troféu Cidade de Gramado. Ao subir no palco do Palácio dos Festivais, Ingrid falou sobre a falta de prestígio da comédia em festivais e prêmios do segmento, além de homenagear a categoria.

Veja também: Morreu a atriz Léa Garcia em Gramado, onde seria homenageada

Para Guimarães, o humor é subvalorizado no Brasil. “Essa homenagem não é pra mim, é pra todo cinema popular brasileiro do qual eu tenho um muito orgulho de ser uma representante. Esse prêmio é muito importante, a comédia é sempre o ‘primo pobre’ da arte, então a gente nunca tá nesses lugares, nessa homenagens”, afirmou a humorista. “Essa homenagem é para todos os comediantes e especialmente para as mulheres protagonistas comediantes deste país, completou.

Em suas redes sociais, a atriz celebrou a conquista e homenageou novamente a atriz veterana Laura Cardoso

Empoderamento feminino e apelo à Cota de Telas

Acompanhada da produtora de elenco Marcela Altberg, da irmã e da mãe, a atriz fez reverência à força e representatividade das mulheres destacando a atuação de sua empresária Mari Lobo, que também esteve no evento. “Por trás de uma mulher que faz sucesso, tem sempre outra mulher dando esporro em macho de cinema e essa mulher é a Mari Lobo”, elogiou. Ela também destacou o trabalho de Laura Cardoso no cinema, que acompanhou a homenagem no Festival de Cinema de Gramado.

Ingrid ainda aproveitou a ocasião para fazer um apelo para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.696/2023. O PL está em tramitação em Brasília e prevê cota de tela para produções audiovisuais brasileiras em cinemas e serviços de TV por assinatura. “Eu queria aproveitar esse lugar de fala pra pedir encarecidamente que a gente, por favor, assine a cota de telas”, reivindicou.

Antes de descer do palco, a artista deu um recado especial para sua mãe. Segundo ela, em uma das premiações em que Ingrid não venceu, a mãe dissse que não iria mais às próximas ‘já que ela não ganhava mesmo’. “Então eu trouxe a minha mãe aqui pra que ela visse que eu não ganhei nenhum prêmio, mas ganhei uma homenagem!”, brincou.