O Festival do Rio 2026 promete transformar o Rio de Janeiro novamente na capital do cinema em outubro

O Festival do Rio, um dos principais eventos de cinema da América Latina, anunciou as datas da sua 28ª edição. O evento acontece de 1º a 11 de outubro de 2026 e, mais uma vez, transforma o Rio de Janeiro em um grande polo de celebração audiovisual.

Durante 11 dias, a cidade recebe cineastas, críticos, profissionais do setor e o público em geral. A programação reúne pré-estreias, mostras competitivas e sessões especiais. Além disso, promove debates e palestras que discutem as múltiplas linguagens e possibilidades do cinema contemporâneo.

Uma das atrações da edição é o RioMarket, mercado de negócios que acontece de 1º a 10 de outubro. Voltado ao desenvolvimento da indústria audiovisual, o RioMarket fomenta a troca de experiências entre produtores consagrados e novos talentos, além de promover oportunidades de capacitação profissional e parcerias comerciais.

O Festival do Rio ocupa espaços culturais e cinemas da cidade desde 1999. Portanto, tem se consolidado como vitrine essencial do cinema contemporâneo e espaço de encontro para debates sobre temas relevantes da sociedade por meio do audiovisual.

Edição anterior registrou crescimento de público

Em 2025, na sua 27ª edição, o Festival do Rio exibiu 389 filmes, entre longas e curtas, representando 74 países em mais de 1.000 sessões realizadas em 28 salas de cinema no Rio de Janeiro e em Niterói. Ao todo, 124 mil espectadores passaram pelo evento, um aumento de 24% em relação à edição anterior.

Banner Festival do Rio
Festival do Rio | Crédito: Agência Brasil

O drama Pequenas Criaturas, dirigido por Anne Pinheiro Guimarães, conquistou o Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção na mostra Première Brasil. A principal vitrine do cinema brasileiro no festival reuniu os destaques da produção nacional. Além disso, a mostra bateu recorde de inscrições e recebeu mais de 1.300 filmes.

Outro destaque foi Ato Noturno, de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher, vencedor de três categorias e também do Prêmio Felix em sua categoria dedicada a narrativas LGBTQIAPN+.

Apoio institucional e expectativas para o Festival do Rio 2026

O Ministério da Cultura, a Shell e a Prefeitura do Rio apresentam o Festival do Rio, com apoio da RioFilme. O Cinema do Rio realiza o evento em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Para 2026, a organização promete ampliar a conexão entre cineastas, indústria e público. Além disso, reforça a proposta de celebrar a diversidade e destacar o cinema como ferramenta de reflexão e expressão cultural.

Com o anúncio oficial das datas, inicia-se a contagem regressiva para a edição que deve marcar novamente o calendário cultural da cidade e reforçar o papel do Rio de Janeiro como polo do cinema no Brasil e no mundo.

Imagem de capa: Festival do Rio / Davi Campana