A programação do MCU pode estar com os dias contados! O CEO da Disney, Bob Iger anunciou que haverá mudanças no rumo em que a Marvel Studios estava tomando. Dessa forma, Iger também afirmou, via The Wrap, que haverá uma redução nos lançamentos anuais envolvendo o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).
Nesta quinta-feira (08), durante uma teleconferência de resultados da empresa com os acionista, Bob Iger, o CEO da Disney, anunciou mudanças no quadro de lançamentos do MCU. Tais mudanças são reflexos e consequências dos baixos resultados que a Marvel Studio tem apresentado nos últimos anos.
O CEO confirmou que diversos estúdios vinculados a Disney “perderam o foco”, devido a “busca incessante de aumentar o volume do conteúdo produzido, especialmente para abastecer o catálogo do Disney+“, como ele mesmo disse.
Entretanto, como muitos já vinha apontando nas redes sociais, com tal estratégia da Disney, a Marvel estava com um número excessivo de produções. Ao mesmo tempo, a qualidade das novas produções não condiziam com as da saga anterior – a Saga do Infinito, composta por filmes e que perdurou por mais de 10 anos, de 2008 até 2019.
Mudanças da Marvel pela Disney
Dessa forma, Bob Iger também anunciou que as próximas produções deverão focar mais em filmes e franquias já conhecidas:
“Eu diria que estamos nos apoiando um pouco mais em sequências de franquias estabelecidas. Tendo em vista o ambiente atual da indústria, e o que é preciso para fazer as pessoas saírem de casa para ver um filme… nos apoiar em franquias que são familiares é uma ideia inteligente.“
Além das mudanças focadas em franquias e sequências mais estáveis, o chefão da Disney ainda visa não repetir o o problema da excessividade de produções anuais do MCU. Isso é, durante o lançamento da Disney+, a estratégia da empresa era a de aumentar o volume de seu catálogo.
Agora, muda-se o foco: “O primeiro passo que tomamos nesse sentido é reduzir o volume de novo, reduzir a quantidade de conteúdo que vamos lançar. Isso é particularmente verdade na Marvel“. Dessa maneira, o MCU irá retroceder a estratégia anterior, assumindo uma quantidade menor de lançamentos anuais.
Resolvendo o problema do MCU?
Desde o começo da Fase 4 do MCU, a Marvel aumentou drasticamente seus lançamentos anuais. Se até 2019, havia uma média de 2 ou 3 filmes por ano, depois da Fase 4, juntamente com o lançamento do Disney+, os números só aumentaram. Por exemplo, em 2021, o MCU lançou 10 produções ao todo: 4 filmes e 6 séries ao longo do ano.
Como já dito, a estratégia inicial era de aumentar o volume do catálogo do novo streaming. Contudo, a estratégia inicial acabou não dando certo, como afirma o executivo:
“Em nosso zelo para aumentar muito o volume, parcialmente ligado a esse desejo de buscar mais assinaturas globais para nossa plataforma de streaming, alguns de nossos estúdios perderam um pouco o foco. Portanto, a primeira medida que tomamos foi reduzir o volume e a produção, especialmente na Marvel”
Vale ressaltar que essas mudanças não são exclusivas para a Marvel Studios, e que novas produções da própria Disney deverão assumir essa mesma direção. Iger também já anunciou algumas sequências, como de Moana e de Zootopia estão com a estreias previstas para o Dia de Ação de Graças em 2024 e 2025, respectivamente. Além desses, a continuação de Divertidamente, Toy Story e Frozen também já seguem a nova estratégia da Disney.
Portanto, de modo geral, segundo o CEO da Disney, a Marvel terá uma redução na quantidade de produções anuais. Simultaneamente, estas produções serão voltadas a seguir franquias ou sequências com bases mais solidas, mais estabelecidas. Além disso, a meta para relação Disney/Marvel é reconquistar a qualidade e os valores que arrecada em seus filmes anteriores, os quais tinham uma rumo definido.
As novas estratégias já estão ganhando forma: em 2024, a Marvel Studios – em parceria com a Disney – lançará apenas Deadpool 3 nos cinemas, com estreia prevista para 26 de julho. Para o Disney+, o grande lançamento fica por conta da série Agatha: Darkhold Diaries, a qual está prevista para estrear em outubro deste ano. .