Nesta quarta-feira, 15 de maio, tem início a 7ª edição da FLIMA – Festa Literária da Mantiqueira. A abertura do evento acontece às 19h, com o recital “Retrato Sonoro de um Certo Oriente”, apresentado pelo músico sírio Rajana Olba. A apresentação une melodias árabes a peças contemporâneas, criando uma atmosfera de fusão cultural.

O recital dialoga com a obra do homenageado da noite, o escritor Milton Hatoum, conhecido por explorar identidades, culturas e geografias em constante movimento. Em seguida, a programação segue com a mesa “Distopia Americana: Trump e a nova (des)ordem mundial”, com o jornalista e escritor Jamil Chade. Mestre em política internacional e correspondente em Nova York, Chade irá abordar os impactos simbólicos e práticos do mandato de Donald Trump.

A mesa então será mediada por Roberto Guimarães, curador da FLIMA, ao lado de Cristiane Taves e Maria Carolina Casati. A proposta da noite é fundir literatura, música e política internacional em um espaço de escuta, crítica e pertencimento.

A programação completa da FLIMA inclui mais de 10 mesas literárias, apresentações musicais, feira de livros com mais de 30 expositores de diversas regiões do país e oficinas variadas. Entre os autores confirmados estão Marcelo Leite, Tati Bernardi, Kaká Werá e Daniela Bonafé. Bonafé participa do evento entre os dias 16 e 18 de maio, promovendo o lançamento de seu novo romance histórico, “Rosas de Chumbo“.

Por fim, você encontra a programação completa no site oficial da FLIMA.