“Dentro do meu corpo mora um rio”. O título do livro de Rena Faber, pode gerar várias interpretações. Não apenas as emoções, que podem ser comparadas a um rio, às vezes calmo, às vezes turbulento. Mas também uma jornada e história de vida. 

No entanto, a proposta da autora, que é jornalista e pós-graduada em psicanálise, guia quem está em busca de autoconhecimento. Desse modo, por um olhar inteligente e astuto, ela faz uma análise do mundo, traçando um caminho poético em busca dessa autodescoberta.

O livro conta com vários poemas que falam de questões ligadas às mulheres. No entanto, o tema do feminino, é ampliado para além do significado literal, conforme explica a autora: “Quando escrevo poemas sobre mulheres, não estou falando apenas sobre uma experiência de gênero, mas sobre um resgate do sensível”. 

A obra é dividida em seis capítulos, que levantam questões que vivemos ao longo da nossa jornada: “Morte e Vida”, “Corpo”, “Criança e Anciã”, “Intuição”, “Mulher” e “Lar”. A autora visa despertar a reflexão dentro de todos nós. Uma leitura que é uma autodescoberta independente de gênero, classe social, idade ou cultura.

Para todos os jeitos de voar:

uma pipa, um pássaro, uma mulher

Para tudo que vamos amar:

um corpo, um poema, uma raiz

Para todas as travessias:

na terra, na água ou em si

Há sempre alguém com olhos curiosos

que dá o primeiro passo

sem medo do tropeço.

Poema Inícios (página 31)

O Rio e o Elemento Água

A ideia do rio, representa o elemento da água. O rio traz a ideia de fluxo, mas também de renascimento. A atriz, escritora e artista Liana Ferraz, assina o texto da orelha. A quarta capa conta com comentário da autora best-seller Ryane Leão:

“A poesia da Rena é um rio cheio que deságua gentilmente nas possibilidades de todas nós. Poemas de guiança que convidam, embalam, acolhem e nos dizem: hoje é um belo dia pra dançar a cura. Seus versos recordam colo de vó, conselho de mãe, olhar sincero de irmã. Trajetórias que se cruzam para dizer que continuar é magia e que corpo mágico é aquele que flui com a coragem que apequena os receios. Sinto que todas que fui e todas que desejo ser estão nessas páginas”.

“Dentro do meu corpo mora um rio” na Flip 2024

O livro de Rena Faber estará disponível para venda na Festa Literária Internacional de Paraty 2024. A obra pode ser encontrada na Casa Gueto. A Flip acontece entre os dias 9 e 13 de outubro. Além disso, a autora também realiza um evento de lançamento no dia 19 de outubro em Belo Horizonte, como parte da programação do Festival de Primavera. O evento acontece no Espaço Comum Luiz Estrela, das 15 às 17h, no bairro Santa Efigênia. No site da Editora Patuá, o leitor pode comprar o livro.

Sobre a autora

A poeta Rena Faber nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Formada em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela PUC Minas, concluiu recentemente a pós-graduação em Psicanálise, pela PUC do Rio Grande do Sul.

Apesar de “Dentro do meu corpo mora um rio” ser o seu primeiro livro, Rena já colaborou com outros autores. Entre eles, participação na antologia “Nós” e na coletânea “45 Escritoras Neolatinas”. Na Flip 2024, também acontecem o lançamento desses livros. Portanto Rena é sem dúvida um dos destaques da edição. 

Desse modo, “Dentro do meu corpo mora um rio”, traz as principais referências para a autora, desde a psicologia com Carl Jung, até a literatura com Ailton Krenak, Manoel de Barros, assim como Clarissa Pinkola Estés e Ana Martins Marques: 

“Esse livro é meu passado, presente e futuro. Com erros, tropeços, cansaços, mas também com gargalhadas, estrelas cadentes, pés descalços, balanço de rio e de rede. É a lembrança de que meu lar mora no corpo, onde encontro os conselhos que preciso para seguir. Talvez, daqui a alguns anos, esse livro seja um lugar para onde eu possa voltar e lembrar que sou água corrente, infinita e indomável”, finaliza Rena Faber.