A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chegou ao fim com números que superaram expectativas. O evento recebeu cerca de 34 mil pessoas, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com a Prefeitura de Paraty. Além disso, a taxa de ocupação nos hotéis da cidade foi de 98%.
Com uma homenagem ao poeta Paulo Leminski, a Flip 2025 contou com a presença de autores como Valter Hugo Mãe, Conceição Evaristo, a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, entre outros. Segundo a organização, Valter Hugo Mãe, Paulo Leminski e Rosa Montero foram os autores mais vendidos na Livraria da Flip.
Além de celebrar as obras e o talento dos escritores convidados, temas importantes estiveram nas principais mesas de discussão. Uma postura pró-Palestina e a defesa do meio ambiente marcaram o evento, assumindo uma forte posição política. Do mesmo modo, temas como racismo, violência contra a mulher, intolerância religiosa também ganharam espaço.
A 23ª edição da Flip marcou o retorno da festa ao mês de julho, após mudanças causadas pela pandemia. A volta ao mês tradicional é apontada como um dos fatores responsáveis pelo grande público.
Leia também: Bienal do Livro de Alagoas 2025 celebra ligação Brasil-África
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.