A edição de 2025 da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) tem dado o que falar. Segundo a revista Marie Claire, além de ter tido uma programação diversa espalhada pela charmosa cidade, o evento se destacou pela participação majoritariamente feminina.
Sendo este o maior festival literário da América latina, o evento contou com a força das mulheres representando tanto nas mesas de debates e oficinas quanto nos lançamentos literários. Ao todo, vinte e uma mulheres e quinze homens participaram da programação principal.
A escritora com maior número de vendas foi Rosa Montero, conquistando o terceiro lugar entre os autores mais vendidos. Entre as demais autoras destaque estão Conceição Evaristo, Dolores Reyes e Neige Sinno. Além disso, onze das vinte obras mais vendidas foram escritas por mulheres.
Ainda conforme a revista Marie Claire, após o questionamento de um repórter britânico que disse “se Rubem Fonseca e Philip Roth estão vivos, não serão bem-vindos aqui, porque tem muita feminista. Não tenho nada contra essa gente, mas você não acha que foi demais? Fui à Bienal do Rio e foi a mesma coisa. Talvez seja moda…”, a curadora do evento, Ana Lima Cecílio, respondeu a altura.
Ela disse que “passamos muitos e muitos anos num processo em que as mulheres não tinham nem espaço de publicação. Eu não sei se você sabe esse dado, mas as mulheres são mais leitoras do que os homens. Feministas são pessoas que consideram que as mulheres devem ter o mesmo lugar que os homens, e acho que isso todos somos. Não consigo entender como isso seria um problema.”
Leia também: Caixa de Histórias é novidade da Flip 2025
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.