A Flip 2025, que acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, em Paraty, apresenta a exposição “Vidas em Cordel”. A mostra é uma iniciativa do Museu Vale, do Espírito Santo, em parceria com o Museu da Pessoa, e acontecerá de forma gratuita no Espaço Vale, na Praça Aberta (Areal).

Com isso, a exibição chega à Flip 2025 para contar histórias de vida em uma linguagem com rima, arte e tradição. Assim, terá painéis ilustrados por xilogravuras, que homenageiam personagens como o líder indígena Ailton Krenak, imortal da Academia Brasileira de Letras, e Dona Domingas, símbolo da luta da população negra do Espírito Santo.

Da mesma forma, “Vidas em Cordel” vai destacar as trajetórias de duas lideranças femininas capixabas. Regina Maria Ruschi, fundadora do Grupo Barra de Renda, que mantém a tradição das rendas de bilro na Barra do Jucu, em Vila Velha, e Dilvana Silva Santos, que liderou a coleta seletiva e a educação ambiental em Colatina, à frente de associação de catadores de resíduos.

Além disso, haverá a distribuição gratuita de cordéis criados especialmente para a exposição, para ampliar o conhecimento dessa linguagem brasileira. Por outro lado, os visitantes também poderão se integrar à exposição com painéis instagramáveis.

Exposição pelo Brasil

A mostra “Vidas em Cordel” já foi vista por mais de 100 mil pessoas de forma presencial e por cerca de 150 mil na versão digital. Assim, está circulando o país desde agosto de 2023 e foi exibida em São José do Paiaiá (BA), Mucugê (BA), Feira de Santana (BA), Salvador (BA), Santa Cruz da Venerada (PE), Paracatu (MG), São Paulo (SP), Vitória (ES) e Colatina (ES).

Outros eventos de cordel

Além da exposição “Vidas em Cordel”, a Flip 2025 terá outros eventos para celebrar a cultura do cordel. A festa possui uma casa inteiramente dedicada a esta arte, que receberá, no dia 31 de julho, às 10h, a oficina “O cordel passado a limpo”, com Zé Salvador.

Na programação do dia 31 de julho na Casa Cordel, também acontece o lançamento do cordel “Os três porquinhos da mata”. O espaço receberá diversas atrações durante a festa, como conversas com artistas e apresentações de obras.

Mais informações

“Vidas em Cordel”

Visitação: Abertura 30 de julho, 14h

De 31 de julho a 2 de agosto, das 10h às 20h

3 de agosto, das 10h às 13h

Local: Espaço Vale – Praça Aberta (Areal), Festa Literária Internacional de Paraty

Entrada: gratuita, classificação livre