O forumdoc.bh 2025 anunciou as datas e a seleção de filmes para a Mostra Contemporânea Brasileira (MCBR) e as Sessões Especiais. Neste ano, o festival será realizado entre os dias 20 e 30 de novembro, nas salas do Cine Humberto Mauro e do Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Essa seleção, escolhida entre 433 produções inscritas, destaca a diversidade e a vitalidade do cinema documental contemporâneo. Além disso, o festival também aborda temas urgentes como territorialidade, memória e ancestralidade. Dessa maneira, o evento, tem como objetivo, promover a reflexão, a formação crítica e a renovação da linguagem audiovisual.

Destaques da programação do ‘forumdoc.bh 2025’

A 29ª edição do ‘forumdoc.bh’ reafirma seu papel como um dos principais espaços dedicados ao cinema documental no Brasil. O evento mantém a tradição de apresentar filmes de difícil acesso nas salas convencionais, e, ainda, de fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual.

Logo, a Mostra Contemporânea Brasileira (MCBR) é o grande destaque, reunindo 22 filmes de 13 estados brasileiros, distribuídos em 10 sessões. A curadoria, composta por Carolina Canguçu, Cora Lima, Vanessa Santos e Heitor Augusto, selecionou obras que dialogam com outras linguagens artísticas e abordam temas plurais e urgentes.

Explica Cora Lima, organizadora do ‘forumdoc.bh 2025’ e uma das curadoras da Mostra Contemporânea Brasileira.

“Foi um grande desafio, diante de tantas produções, selecionar um montante correspondente a dez sessões. A temática dos territórios, a capacidade do fabular e criar formas de intervenção no espaço-ambiente, na memória e na imagem, que intervém também em nosso olhar, na nossa forma de se posicionar no mundo, foram guias importantes entre nós da comissão.”

Entre os filmes selecionados para a MCBR, destacam-se produções como Cais, de Safira Moreira; e Laudelina e a Felicidade Guerreira, de Milena Manfredini. Igualmente, o festival também valoriza a produção de coletivos e cineastas indígenas, com títulos como Mopái Pjuta Ãkakje’y.

Mulher indígena segurando um celular à direita. Á esquerda, uma mulher de casaco vermelho e jeans sentada em um banco de madeira, comendo um sanduíche, com um fundo de uma área arborizada. Divulgação de fotos  dos documentários do docforum.bh 2025.
Crédito: Divulgação // forumdoc.bh 2025

Sessões especiais e o caráter experimental do festival

Complementando a programação, as Sessões Especiais celebram a continuidade histórica do festival. Essas apresentam oito filmes de realizadoras e realizadores que frequentemente retornam ao ‘forumdoc.bh’, e assim, amplia diálogos e cria novas formas de encontro entre cinema e vida.

Sob a curadoria de Daniel Ribeiro Duarte e Júnia Torres, estas sessões reforçam o caráter afetivo, político e experimental do festival. Dessa forma, constroem pontes entre gerações e territórios do cinema brasileiro contemporâneo. Títulos como Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá, de Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Luisa Lanna e Roberto Romero, e Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, estão entre os selecionados.

O festival mantém o formato híbrido, com parte da programação disponível online. A programação completa será divulgada em breve no site oficial do forumdoc.bh 2025.

SERVIÇO:

29ª edição do forumdoc.bh
Datas: 20 a 30 de novembro de 2025
Locais: Cine Humberto Mauro e Cine Santa Tereza, Belo Horizonte
Acesso: Totalmente gratuito

Imagem de capa: Divulgação / forumdoc.bh

Redatora em experiência sob supervisão de Ana Clara Paiva