A Fundação Dorina Nowill para Cegos divulgou a programação da “Semana da Leitura”, promovendo a inclusão social e a leitura. Segundo dados do Datafolha, houve um crescente interesse das pessoas pela leitura. Onde, 63% das pessoas com excelentes hábitos de leitura são deficientes visuais. Assim, a fundação receberá tanto o público interno quanto externo no evento que vai acontecer do dia 23 a 27 de outubro, promovendo uma leitura inclusiva e acessível.
O encontro será aberto para todos os públicos, mas é preciso ser feita antecipadamente a inscrição com relação à participação dentro do evento conforme o que está constando na programação. Além disso, será incluído dentro da sua programação as seguintes atividades: café literário, palestras, teatro, contação de histórias e troca de livros.
Um dos pontos altos na programação é a peça “Bodas de Sangue” de Federico Garcia Lorca. Onde, a história focará nos sentidos do tato, olfato e audição em vez do visual. Todavia, para aqueles que enxergam, será fornecida uma venda para que estes possam experimentar a leitura de forma sensorial.
Programação da “Semana da Leitura” promovida pela Fundação Dorina Nowill
23 de outubro – Café Literário com o livro “Olhos D’água” de Conceição Evaristo.
24 de outubro – Palestra com Gustavo Cerbasi.
25 de outubro – Peça de Teatro Bodas de Sangue.
26 de outubro – Contação de História Adriana Felicíssimo.
27 de outubro – Palestra para professores.
23 a 27 de outubro – pontos de Troca de Livros para colaboradores.
Sobre a “Fundação Dorina Nowill Para Cegos”
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e possui caráter filantrópico. Há cerca de 77 anos, se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição disponibiliza diversos serviços gratuitos e especializados em função da habilitação e reabilitação, incluindo orientação e mobilidade, bem como clínica de visão subnormal, juntamente com programas voltados para a inclusão educacional e profissional.
Além disso, a Fundação é referência na produção e distribuição de materiais em formatos acessíveis em braile, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível. Isso envolve o envio sem custo de livros para diversas escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil, sendo considerada como uma das maiores influências nesse campo na América Latina.
Entretanto, a organização também disponibiliza uma variedade de serviços em acessibilidade, incluindo cursos, treinamentos personalizados, desenvolvimento de sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas, com o apoio crucial de colaboradores, parceiros, patrocinadores e voluntários.
Sendo assim, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é conhecida e admirada pela seriedade de um trabalho que se estende por décadas, bem como, vem proporcionando independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual.
Redator em experiência sob supervisão de Josiane Cândido.