A pesquisadora, escritora e professora quilombola Gessiane Nazario lança seu segundo livro infantil na Flip 2024. Nesse sentido, “Aspino e o Boi” é uma obra inspirada em histórias da comunidade quilombola da Rasa, em Armação dos Búzios, RJ. O livro aborda temas de resistência e tradição, tornando-os acessíveis ao público infantil.

A trama conta a história de Aspino. O lavrador quilombola, cuja vida é dedicada à caça e ao cultivo de suas plantações, vê sua rotina ameaçada com a chegada de um fazendeiro cruel que tenta intimidar as famílias quilombolas ao mandar um boi para causar medo e destruir suas terras.

Ao longo da narrativa, Aspino então enfrenta a opressão do fazendeiro, trazendo à tona questões como a expropriação de terras, a ancestralidade e a resistência das comunidades quilombolas. Apesar de ser uma obra infantil, o enredo se baseia nas memórias de descendentes de escravizados da Fazenda Campos Novo. Gessiane, que é neta de Aspino e bisneta de Bibiana, retrata a história de sua própria família, incluindo sua tataravó, Madalena, trazida ao Brasil em um navio negreiro.

Segundo a autora, “Ao transformar essas histórias em livro, quero oferecer ao público infantojuvenil uma reflexão importante sobre identidade, territorialidade e resistência.”

As ilustrações, criadas por Letícia Figueiredo, captam a essência da obra, dando vida às cenas de luta e perseverança.

O lançamento de “Aspino e o Boi” ocorrerá na Flip 2024, marcando então o segundo livro de Gessiane Nazario.

Sobre a autora

Gessiane Nazario é uma quilombola da Rasa e ativista pelos direitos quilombolas e pela promoção da educação emancipatória. Possui pós-doutorado em História Comparada e doutorado em Educação pela UFRJ, além de mestrado em Sociologia e graduação em Pedagogia pela UFF. Gessiane também é professora nas séries iniciais da rede municipal de Armação dos Búzios e cofundadora do Coletivo de Educação da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas).