A Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) está lançando o livro de colorir “Goiás de Todas as Cores”. A proposta é criar uma aventura educativa e divertida para mostrar para as crianças a história de Vila Boa, hoje Cidade de Goiás, cidade histórica e antiga capital do Estado. 

O livro é parte das homenagens pelos 300 anos da antiga capital do Estado, celebrados em 2027. O lançamento oficial de “Goiás de Todas as Cores” aconteceu durante as comemorações de aniversário deste ano. O livro já está disponível gratuitamente para o público na Gibiteca Jorge Braga e no site da Secult.

A Secretária da Cultura de Goiás, Yara Nunes, destaca não apenas a importância, mas também o potencial didático do livro: “A história da cidade de Goiás e do nosso estado precisa ser preservada e uma forma de garantir isso é repassando-a para as novas gerações”.

Sobre a obra

“Goiás de todas as Cores” traz os personagens Aninha e Chico, que, além da cidade, apresentam os eventos culturais tradicionais, como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu. Outro destaque são as comidas típicas como empadão goiano e o sorvete do Coreto.

Dessa forma, as ilustrações do livro compõem uma viagem pela antiga Vila Boa. Os desenhos mostram locais emblemáticos da cidade, como o Palácio Conde dos Arcos, a Igreja do Rosário e o Cine Teatro São Joaquim. Além disso, percorre as ruas de pedra e mostra os casarões da cidade histórica.

O livro foi desenvolvido pela equipe de comunicação da Secult Goiás. O lançamento acontece em meio ao fenômeno dos livros de colorir. Levantamento recente do Publish News mostra que os livros do estilo “Bobbie Goods” estão entre os mais vendidos das plataformas de vendas e livrarias em 2025.