Em uma edição recheada de mulheres nas categorias dedicadas ao R&B no Grammy 2024 temos nove delas indicadas. No domingo (4), acontecerá a 66º edição e, entre performances dos possíveis ganhadores, podemos ter algumas surpresas.

Começando pela pessoa mais indicada nesta edição, SZA possui nada mais, nada menos, que nove indicações. São elas: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Música do Ano, Melhor Performance Pop de Dupla ou Grupo, Melhor Performance de R&B, Melhor Performance de R&B Tradicional, Melhor Música de R&B, Melhor Álbum de R&B Progressivo e Melhor Performance de Rap Melódico.

Outra cantora que domina o R&B, e que está logo atrás da SZA em nomeações é Victoria Monét, com 7 indicações. Monét também concorre ao Grammy com a filha de dois anos e meio, já que a faixa ‘Hollywood’ possui um trecho da pequena Hazel. Confira agora as nomeações nas categorias de R&B:

Melhor Performance de R&B

Esse prêmio é dedicado às novas gravações de R&B, tanto vocais, como instrumentais. Os indicados são:

Chris Brown – Summer Too Hot

Coco Jones – UTI

Robert Glasper com Sir e Alex Isley – Back to Love

SZA – Kill Bill

Victoria Monét – How Does It Make You Feel

Nessa categoria, o último vencedor foi Muni Long, com ‘Hrs & Hrs‘. Para essa categoria, a expectativa do prêmio está entre SZA e Victoria Monét.

Melhor Performance de R&B Tradicional

A categoria de melhor performance de R&B tradicional tem como indicados:

Babyface com Coco Jones – Simple

Kenyon Dixon – Lucky

Victoria Monét com Earth, Wind & Fire e Hazel Monét – Hollywood

PJ Morton com Susan Carol – Good Morning

SZA – Love Language

Em 2023, quem ganhou nesta categoria foi Beyoncé, com Plastic Off The Sofa. Inclusive, Beyoncé se tornou a artista com mais prêmios Grammy da história.

Melhor música de R&B

O prêmio de melhor música em R&B é dedicado aos compositores. Uma música só é elegível para essa categoria se tiver sido lançada pela primeira vez ou se tiver alcançado destaque durante o ano. Além disso, essa é uma das principais categorias para o R&B.

Coco Jones – ICU

Halle – Angel

Robert Glasper ft. SiR & Alex Isley – Back to Love

SZA – Snooze

Victoria Monét – On My Mama

Os ganhadores do ano passado foram os compositores da música ‘Cuff It‘, ou seja, Beyoncé, Denisia “Blu June” Andrews, Mary Christine Brockert, Brittany “Chi” Coney, Terius “The-Dream”, Gesteelde-Diamant, Morten Ristorp, Nile Rodgers e Raphael Saadiq.

Para esse ano, a promessa está novamente com SZA, com ‘Snooze’. Mas ‘Angel’, da Halle, também vale a atenção.

Melhor Álbum de R&B Progressivo

Essa categoria é dedicada aos álbuns que contenham mais de 75% de tempo de faixas vocais progressivas derivadas de R&B. Os indicados do ano são:

6lack – Since I Have a Lover

Diddy – The Love Album: Off the Grid

Terrace Martin e James Fauntleroy – Nova

Janelle Monáe – The Age of Pleasure

SZA – SOS

Melhor Álbum de R&B

A categoria de Melhor Álbum de R&B é referente ao maior prêmio dedicado a esse estilo. Para isso, esses álbuns precisam ter pelo menos 51% de execução de novas gravações em R&B. Os indicados são:

Babyface – Girls Night Out

Coco Jones – What I Didn’t Tell You

Emily King – Special Ocasion

Summer Walker – Clear 2: Soft Life EP

Victoria Monét – Jaguar II

Ano passado, o ganhador foi Robert Glasper, com ‘Black Radio III‘. Esse ano, tudo indica que o ganhador será Victoria Monét, com ‘Jaguar II’. Entretanto, sempre pode haver surpresas.

Façam as suas apostas de quem serão os ganhadores. A exibição no Brasil ocorrerá no canal da TNT e na HBO Max.