A greve de roteiristas de Hollywood, aprovada no dia 17 de abril, iniciou nesta terça-feira (02). O movimento ocorre depois do fracasso das negociações por aumentos salariais com estúdios de produção, como Walt Disney e Netflix.
Devido à paralisação, programas de TV como talk-shows podem sofrer interrupções imediatamente. O Sindicato dos Roteiristas da América, conhecido como Writers Guild of America (WGA), está por trás da greve, que tem o envolvimento de mais de 11 mil trabalhadores. Esta será a primeira vez que os profissionais paralisam em 15 anos.
Além do aumento salarial, os grevistas exigem também recebimento maior de lucros gerados pelas transmissões das produções por streaming. De acordo com a agência de notícias Reuters, os roteiristas enfrentam instabilidade profissional devido ao streaming. Isso porque, com temporadas mais curtas em cada série, os contratos para cada produção também são menos duradouros.
Outra reivindicação é em relação à inteligência artificial (IA). Conforme a Reuters, o WGA deseja que os estúdios não possam utilizar IA para criar roteiros a partir de trabalhos antigos dos escritores. Eles também querem garantir que não tenham que reescrever rascunhos de scripts criados pela IA.
Como se deu a greve?
Durante o mês de abril, a WGA tentou negociar as reivindicações com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP, sigla em inglês). A entidade representa empresas como Comcast Corp, Walt Disney, CBS, Viacom, Time Warner Inc. e Twenty-First Century Fox Inc. Um dos principais pontos de desacordo, segundo a AMPTP, seria o pedido de contratação de um número determinado de roteiristas “durante um período determinado, sejam eles necessários ou não”.
Outra questão debatida foi o salário dos profissionais que roteirizam séries de streaming, que permanecem disponíveis durante anos em plataformas como a Netflix. Atualmente, os profissionais recebem um pagamento anual fixo, mesmo se seu trabalho for um grande sucesso, como Stranger Things, com milhões de fãs no mundo inteiro. O WGA pede a reavaliação destes valores, considerados “baixos demais em vista do maciço reaproveitamento internacional” destes programas.
Os impactos
Os primeiros impactos serão nos programas de entrevistas de variedades e esquetes de comédia como o “The Tonight Show” e “Saturday Night Live”. Nesses casos, os roteiros são escritos alguns dias antes da exibição, muitas vezes no mesmo dia, e por isso, já devem parar de serem exibidos.
A greve não deve atingir as produções de séries e filmes imediatamente. A maioria das atrações já possuem um intervalo maior entre as temporadas ou roteiros já escritos. No entanto, caso o WGA e o AMPTP não cheguem e a paralisação continuar, pode afetar e atrasar o retorno dos programas. Enquanto isso, os filmes têm um período ainda maior para o lançamento. Porém, se a greve se prolongar, os títulos com lançamentos previstos para 2024 e 2025 podem atrasar.