Após quase cinco meses, a greve dos roteiristas de Hollywood terminou oficialmente nesta quarta-feira (27). As negociações entre o sindicato e os estúdios estavam em andamento durante as últimas semanas e as partes enfim chegaram a um acordo provisório.
Os sindicalistas ainda precisarão votar para ratificar o contrato. A votação acontecerá entre 2 e 9 de outubro e os membros também participarão de novas reuniões sobre o acordo. Enquanto isso, as atividades que estavam até então paralizadas poderão ser retomadas pelos trabalhadores.
Após os Conselhos Oeste e Leste do WGA votarem unanimemente para a suspenção da greve nesta terça-feira (26), o comitê de negociação do sindicato declarou em nota: “Isso permite que os roteiristas retornem ao trabalho durante o processo de ratificação, mas não afeta o direito dos membros de tomar uma decisão final sobre a aprovação do contrato”.
Durante o último fim de semana de negociações, os principais líderes dos estúdios e streamings estiveram presentes nas reuniões. Foram discutidas questões como as condições de trabalho nos projetos e melhoria na recompensação dos roteiristas pelo sucesso das produções. Além disso, também foram debatidas regulamentações sobre inteligência artificial, um dos principais obstáculos recentes na área.
Com isso, essa se tornou a segunda maior greve dos roteiristas de Hollywood da história, com 148 dias. No entanto, é válido lembrar que o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) também está em greve e ainda não emitiu nenhuma declaração de encerramento. Portanto, apesar do fim da greve dos roteiristas, as produções devem seguir afetadas até que um novo acordo seja negociado.